PAULO: O APÓSTOLO DA ALEGRIA

Antoni BigCuore*

Confesso a vocês meus leitores e leitoras, que eu sempre tive uma grande admiração pelo Apóstolo Paulo, por tudo o que ele representou e representa pela nossa fé cristã católica.

Suas Cartas são maravilhosas!. Mas, uma em particular que eu gosto muito, é a Carta aos Filipenses, sobretudo no capitulo 4, versículos 4 a 9: “Fiquem alegres no Senhor! Repito: fiquem alegres! Que a bondade de vocês seja notada por todos. O Senhor está próximo. Não se inquietem com nada. Apresentem a Deus todas as necessidades de vocês através da oração e da súplica, em ação de graças. Então a paz de Deus, que ultrapassa toda compreensão, guardará em Jesus Cristo os corações e pensamentos de vocês. Finalmente, irmãos, ocupem-se com tudo o que é verdadeiro, nobre, justo, puro amável, honroso, virtuoso, ou que de algum modo mereça louvor. Pratiquem tudo o que vocês aprenderam e receberam como herança, o que ouviram e observaram em mim. Então, o Deus da paz estará com vocês”. ( 1 )

*****

REFLEXÃO A.BIGCUORE: Paulo, enfrentou as mais terríveis situações, sendo flagelado, apedrejado, preso, injuriado, mas NUNCA desanimou!. Sempre demonstrou muita confiança em Jesus e seu ideário do Evangelho; e uma ALEGRIA ímpar em seu coração, que fazia transbordar por todos os lugares por onde se reunia com as comunidades que evangelizava.

Pelo que me consta, Paulo conhecia as obras dos grandes filósofos atenienses: Sócrates, Aristóteles e Platão. Paulo era um homem super culto, e as suas cartas evidenciam isto.

Ele tinha uma determinação férrea na pregação e propagação da Palavra de Deus. Era evangelizador, poeta, escritor e foi, sem dúvida alguma, um dos maiores comunicadores do mundo!

É bem verdade que naquele tempo os instrumentos de comunicações disponíveis eram precários, mas, soube usá-los com inteligência e cumpriu fielmente a sua vocação de convertido ao Cristianismo. Ele se rendeu à palavra de Jesus! Esta lhe tocou profundamente o coração, a caminho de Damasco.

A fé é um processo, uma caminhada longa. Paulo teve o encontro mais forte a caminho de Damasco, quando Jesus lhe fala: “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. A partir deste acontecimento, “caiu a ficha” em seu coração e foi percebendo que Jesus era verdadeiramente o Filho de Deus e que a NOVA E ETERNA ALIANÇA, deveria ser pregada a todos os povos.

À guisa de ilustração, transcrevemos o capitulo 2, versículos 2 a 11: “...completem a minha alegria: tenham uma só aspiração, um só amor, uma só alma e um só pensamento. Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo. Que cada um procure, não o próprio interesse, mas o interesse dos outros. Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo: Ele tinha a condição divina, mas não se apegou a sua igualdade com Deus. Pelo contrario, esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de servo e tornando-se semelhante aos homens. Assim, apresentando-se como simples homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente ate a morte, e morte de cruz!. Por isso, Deus o exaltou grandemente e lhe deu o Nome que está acima de qualquer outro nome; para que, ao nome de Jesus, se dobre todo joelho no céu, na terra e sob a terra; e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. ( 2 )

Paulo, pelo que vemos no texto, demonstra a sua humildade, ao exortar os Filipenses a seguir o modelo, o estilo de vida, de Jesus Cristo! Ele deve ser o nosso Guia Eterno, a nossa esperança. A nossa fé deve estar centrada Nele, o grande paradigma do amor verdadeiro!. Amém!

****************************************************

Fonte: (1-2) Bíblia Paulinas,Edição Pastoral, pgs. 1.510-1.512

(*)autor é escritor cristão católico. Acesse seu BLOG BEM VIVER – http://antonibigcuore.blogspot.com (sp.sp.,22.08.2011, 2a feira, às 21,03 hrs.)

****************************************************