Décima Sexta Aula: O Sermão do Monte - Parte A

1) Qual o verdadeiro tesouro? O que significa amealhar um tesouro nos Céus?

O verdadeiro tesouro está na dedicação à conquista dos valores espirituais que é inalienável edificação da personalidade harmoniosa.

Amealhar um tesouro nos Céus significa que onde estiver o nosso tesouro, lá estará o nosso coração.

2) O que significa "não pode servir a dois senhores simultaneamente"?

Ninguém pode servir a dois senhores, pois se dedicará mais a um do que a outro. E nem se pode servir a Deus e ser escravo da riqueza.

3) Por que Jesus insistiu na necessidade de desapego dos bens terrenos?

O desapego dos bens terrenos é relativo ao conhecimento e harmonia espirituais. O homem é apenas ecônomo de tudo o que existe na Terra, sendo RESPONSÁVEL por sua utilização. Esse desprendimento não deve ser desprezo e sim CONSCIÊNCIA DE SUA IMPORTÂNCIA RELATIVA.

4) Por que não devemos ser avaros?

Devemos erradicar a AVAREZA que é o apego ao dinheiro e aos objetos materiais que possuímos e resultado do egoísmo e da ambição. O avaro é monoideísta e com fixação na sua ideia principal: o dinheiro e a posse.

É uma doença obsessora e para conhecê-la melhor deve-se cuidar dos seus sintomas em diferentes degraus. Como por exemplo: A importância que damos aos nossos pertences, nos desequilibrando na ansiedade, a mania de guardar coisas que não iremos usar como roupas ou pertences pessoais, para não doá-los a quem realmente precisa já é uma característica dos primeiros degraus do avaro e que identificada é preciso reagir e combatê-la, usando de bom senso e generosidade, pois à medida em que formos evoluindo moralmente, sem percebermos, iremos aos poucos nos desligando dos bens materiais, porque damos a eles o seu devido valor, usufruindo deles, porém, estendo os seus benefícios ao próximo.

5) Que são candeias do corpo? Comente sucintamente.

A candeia do corpo sãos os olhos espirituais, que significa a vontade, a paciência, a benevolência, que busca a luz e a beleza.

Assim, os olhos luminosos e bons refletem a pureza dos sentimentos.

Dependerá somente de nós andarmos na luz ou nas trevas.

As pessoas positivas tem uma aura luminosa, suave, reconfortante, emitem revestem-se de luz em todo lugar que adentra, já as pessoas negativas denominadas míopes espirituais, que enxergam tudo errado, envenenam-se com seu próprio magnetismo trevoso.

6) Comente sucintamente "A Ansiosa Solicitude Pela Vida", em Mt 6:25-34.

A solicitude pela vida é uma qualidade da sensatez e faz parte da lei de conservação.

7) Comente o ensino de Jesus "Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e sua justiça, e todas as demais coisas vos serão dadas por acréscimo", Mt 6:33.

Na maioria das vezes o homem mistura o seu anseio de luz, sua pesquisa evolutiva, aos valores egocêntricos, olvidando as leis gerais divinas. É preciso conhecer e praticar a caridade. A evolução espiritual é o primeiro trabalho, a força de vontade, a coragem, o bom ânimo são instrumentos bons do Espírito, mas a ansiedade é queda de energia, pois somente na coragem da busca, conquistaremos a vitória. Somos imperfeitos, mas precisamos buscar a perfeição para sermos realmente imagem e semelhança do nosso criador.

Bibliografia:

Crônicas Evangélicas - Paulo Alves Godoy

Os Quatro Sermões de Jesus - Paulo Alves Godoy

Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbar Schutel

Em Busca do Mestre - Vinícius

O Novo Testamento, nas Bíblias

A Voz do Monte - Richard Simonetti

Evangelho dos Humildes - Eliseus Rigonatti

Manual Prático do Espírita - Ney Prieto Peres

ESE - Capítulo XXV

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 13/08/2011
Reeditado em 13/08/2011
Código do texto: T3158490
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.