COMPREENDENDO O QUE ESTÁ ESCRITO – 41 ...

Disse JESUS que a boca fala do que está cheio o coração (Mateus 12:34) e, gosto de observar os ensinos do MESTRE dos mestres. SE ELE costumava falar por parábolas – tinha MOTIVOS PARA isso (Mateus 13:10–12)...

ASSIM, sendo uma espécie de apaixonado pelos ensinos de JESUS, é comum fazer o que ELE faria se estivesse aqui hoje, afinal o coração humano (sem JESUS), está do mesmo jeito...

SEI que, alguém estaria pensando: Um fanático a mais e, isso comprova o que eu disse: O coração humano (sem JESUS, está do mesmo jeito)...

Os maiores opositores DELE foram os religiosos de plantão (que se achavam melhores por serem considerados da religião oficial)... E, em nossos dias, em meu achômetro, quem faz parte da religião oficial, acha que somos fanáticos (ou coisa parecida)...

Existem também outras coisas que dizem: Pra ter DEUS não é preciso ir à igreja sempre... Não é preciso ler a BÍBLIA sempre... Cão é preciso conhecer a BÍBLIA, etc...

Sem mais delongas, vamos ao texto, onde o próprio JESUS explica porque fala por parábolas... Está escrito:

Então, se aproximaram os discípulos e LHE perguntaram: Por que LHES falas por parábolas?

Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado CONHECER OS MISTÉRIOS DO REINO DOS CÉUS, mas àqueles não lhes é isso concedido.

Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

Por isso, LHES FALO POR PARÁBOLAS; porque, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem entendem.

De sorte que neles se cumpre a profecia de Isaías:

Ouvireis com os ouvidos e de nenhum modo entendereis; vereis com os olhos e de nenhum modo percebereis.

Porque o coração deste povo estás endurecido, de mau grado ouviram com os ouvidos e fecharam os olhos; para não suceder que vejam com os olhos, ouçam com os ouvidos, entendam com o coração, se convertam e sejam por mim curados.

Bem–aventurados, porém, os vossos olhos, porque vêem; e os vossos ouvidos, porque ouvem.

Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; e ouvir o que ouvis e não ouviram.

Atendei vós, pois, à parábola do semeador.

A todos os que ouvem a palavra do reino e não a compreendem, vem o maligno e arrebata o que lhes foi semeado no coração. Este é o que foi semeado à beira do caminho.

O que foi semeado em solo rochoso, esse é o que ouve a palavra e a recebe logo, com alegria;

Mas não tem raiz em si mesmo, sendo, antes, de pouca duração; em lhe chegando a angústia ou a perseguição por causa da perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza.

O que foi semeado entre os espinhos é o que ouve a palavra, porém os cuidados do mundo e a fascinação das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera.

Mas o que foi semeado em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende; esse frutifica e produz a cem, a sessenta e a trinta por um.

(Mateus 13:10–23).

Posso dizer que, apesar de fazer tanto tempo que ELE falou, como está escrito: Passará o céu e a terra, porém as palavras DELE não passarão (Mateus 24:35) e, ainda em nossos dias, as parábolas ensinam sobre os mistérios do REINO DE DEUS:

Ao que respondeu: Porque a vós outros é dado CONHECER OS MISTÉRIOS DO REINO DOS CÉUS, mas àqueles não lhes é isso concedido (Mateus 13:11).

Não foi nenhum intelectual que fez uma exposição da palavra, conforme regras de interpretação, foi o próprio SENHOR JESUS.

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 13/08/2011
Código do texto: T3157502
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.