Em quê implica a implicação

“O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim;...” Os 4; 6

Muitas pelejas inúteis seriam evitadas, se as pessoas que se apressam a defender seus pontos-de-vista, se dessem ao trabalho de fundamentá-los em uma sadia interpretação. Claro que isso demandaria tempo e esforço, mas, o mesmo custo têm, os debates infrutíferos por faltar visão adequada. Por um lado um rigor ascético ao pé da letra, desconsiderando o Espírito, por outro, qualquer ensino que não seja expresso claramente, é rejeitado como falso. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra.

Uma faceta necessária para uma interpretação sadia chama-se, implicação; mas, o que é isso? Entre os vários resultados possíveis, no dicionário, o que nos interessa é: Conteúdo implícito, que pode ser depreendido mesmo não sendo expresso.

Um ou dois exemplos: “E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;” Ef 5; 18 A restrição textual é contra a embriaguez com vinho apenas, quer dizer que com cachaça, whiski, e cerveja pode? Aí entra a implicação; mesmo não sendo vetadas nominalmente essas coisas, se o texto condena a embriaguez como algo mau, isso implica todas as formas de entorpecimento, inclusive drogas, mesmo o escrito não mencionando.

Outro caso, “ todo homem esteja sujeito as autoridades...” se levarmos ao pé da letra, as mulheres não precisam obedecer; mas, significa o gênero homano, portanto, todo homem e toda mulher. Mais um exemplo e basta; quando Eva aceitou o argumento do maligno que Deus vetara a árvore do conhecimento, porque não queria que ela e seu marido fossem como Deus, a implicação, é que Ele seria mentiroso e egoísta, pois dissera algo não verdadeiro para ocultar seu real intento de exclusividade. Não foi pequeno, pois, o pecado original, blasfêmia no coração e desobediência deliberada.

Os que combatem à Trindade argumentam que não é expresso isso em lugar algum das Escrituras, mas, a implicação é evidente em mais de uma centena de textos, seguramente, de modo que é doutrina ampla, não fundada sobre um verso apenas.

Os que entendem que a restrição para a mulher falar na igreja seja universal, não pontual, como creio, usam textos como: “Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar;” I Tim 3; 2 Isso não serve como confirmação da exclusão ministerial da mulher, pois, sendo ela aceita por Deus, o texto implicaria o mesmo pra ela; “Seja irrepreensível, esposa de um só homem, vigilante, sóbria, honesta, hospitaleira, apta para ensinar.” Não tenciono debater isso agora, apenas mostrar que esse argumento para tal, não se firma o suficiente para terminar a discussão como pretendem alguns.

O Espírito Santo atuando em nossas consciências nos convence a evitarmos até coisas lícitas, não fazendo dano a outro de menos visão, como ensina Paulo; “Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.” Rom 14; 15 Primeiro ele diz que tudo é lícito, então, os legalistas diriam, como e bebo, e daí? Mas, o grande mandamento da Lei de Cristo é o amor, e se minha liberdade fere a um que ainda não é tão livre, me farei como ele, fraco, para não destruí-lo, de modo que, além das implicações, temos essa variável, o Espírito instigando em direção ao amor.

Esses que se limitam ao escrito e nele assentam pé, teriam muitos problemas se fôssemos pleitear o cumprimento de todas as coisas, mesmo aquelas notadamente culturais. A comunhão com o Espírito Santo “escreve” onde a Lei é “omissa”.

Dia desses, uma irmã passou para meu notebook umas cinquenta músicas que ela baixou da Net, como faço programa de rádio, gostei disso, afinal, ela estava me dando, eram “dela”. Mas, chegando em casa me pesou a consciência, pois, esboçando um manual de ética para minha denominação declarei a pirataria como indigna de um servo de Deus, e o que eu fizera, dava no mesmo. Envergonhado deletei tudo.

A Lei do Espírito, vaticinada por Jeremias e Isaías. “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o SENHOR: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração...” Jr 31; 33 “E os teus ouvidos ouvirão a palavra do que está por detrás de ti, dizendo: Este é o caminho, andai nele, sem vos desviardes nem para a direita nem para a esquerda.” Is 30; 21

Em suma, nas vidas que o Espírito Santo tem liberdade, não carecem muitas pelejas, nas outras, todos os pleitos se revelam insuficientes, afinal, o Senhor avisou: “Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.” Jo 4; 24

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 08/08/2011
Código do texto: T3146734