ESTUDO BÍBLICO - 8
Antoni BigCuore*
Vamos refletir hoje sobre os seguintes textos abaixo transcritos e depois teceremos o nosso comentário.
Livro do Deuteronômio, capítulo, 30, versículos 19 e 20: “Hoje eu tomo o céu e a terra como testemunhas contra vocês: eu lhe propus a vida e a morte, a benção ou a maldição. Escolha, portanto, a vida para que amando a Javé seu Deus, obedecendo-lhe e apegando-se a ele, porque ele é a sua vida e o prolongamento de seus dias. Desse modo você poderá habitar sobre a terra que Javé jurou dar a seus antepassados Abraão, Isaac e Jacó”. ( 1 )
Agora vamos transcrever o capitulo 15, versículos 14 a 17: “Desde o principio, Deus criou o homem e o entregou ao poder de suas próprias decisões. Se você quiser, observará os mandamentos, e sua fidelidade vai depender da boa vontade que você mesmo tiver. Ele pos você diante do fogo e da água, e você poderá estender a mao para aquilo que quiser. A vida e a morte estão diante dos homens, e a cada um será dado o que cada um escolher”.(2)
****************************************************
Fontes: 1- Bíblia edição pastoral Paulinas, pg. 232
2-Idem, pg. 913.
3-Idem, pg. 672
****************************************************
REFLEXÃO DE A.BIGCUORE: Meus irmãos e minhas irmãs em Cristo, estamos diante de dois textos do Antigo Testamento. O primeiro livro do Deuteronômio e o segundo Livro Sapiencial do Eclesiástico.
Notamos a nítida correlação de um com o outro: ambos nos remetem à liberdade humana, ao livre arbítrio.
Deus, desde o inicio da criação, vai se revelando aos poucos pelas bocas dos Profetas, até atingir o ápice da revelação, com a morte de Jesus na Cruz.
Cada nação faz a sua opção histórica: deve escolher entre a vida e a morte a benção ou a maldição. O que escolher, isto ela terá.
É a lei da causa e efeito. Ação, reação; estimulo, resposta.
O mesmo se aplica em nossas vidas individuais. Somos frutos de nossas escolhas. Deus nos fez livres. Temos o livre arbítrio.
O que você escolhe meu Irmão e minha Irmã?
A benção ou a maldição? Escolhe uma vida santa, em sintonia com o Reino de Deus ou com o Reino do Maligno?
Escolhe viver uma vida regrada observando sempre os mandamentos da Lei de Deus, ou segue os prazeres do mundo e suas ilusões?
Assim diz o Salmo 1, “Feliz o homem que não vai ao conselhos dos injustos, não pára no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores. Pelo contrário: seu prazer está na lei de Javé, e medita sua lei, dia e noite”. (3)
Se escolher o caminho do Senhor, você e toda a sua família, serão abençoados!. Em suas vidas, não obstante as tribulações, terão sempre o consolo de Deus. Caso contrário, sua vida será guiada pela infelicidade.
Escolha o melhor: viver de acordo com os estatutos do Senhor Deus!
Santa semana! Com bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações! Shalom!
****************************************************
(*)autor é escritor, cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse e divulgue seu link: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp., 07.08.2011, domingo, às 15,43 hrs.)
****************************************************