LITURGIA DA PALAVRA (Missa do dia 07 agosto 2011

LEITURAS QUE SERÃO PROFERIDAS NO MUNDO TODO NAS CELEBRAÇÕES DAS SANTAS MISSAS NO PRÓXIMO DIA 07/08/2011 FONTE: www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

19º DOMINGO DO TEMPO COMUM

VOCAÇÃO PARA O MINISTÉRIO ORDENADO:

DIÁCONOS, PADRES E BISPOS

Neste domingo, as leituras nos convidam a acolher Jesus Cristo, que se revela com a leveza da brisa mansa, e não com o fragor da tempestade. Isso dá força para a Igreja atravessar as noites escuras e enfrentar os ventos contrários, pois o Senhor sempre a socorrerá. Iniciamos o mês vocacional, com destaque para as vocações aos ministérios ordenados, tema deste primeiro domingo. Então, devemos rezar pelos diáconos, padres e bispos, os quais são chamados e consagrados, por meio do sacramento da Ordem, para o serviço ao povo de Deus na liturgia, na orientação da comunidade e nos trabalhos pastorais.

ORAÇÃO

P. Oremos (silêncio): Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por N.S.J.C.

T. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

Ouçamos com atenção o apelo que a Palavra de Deus nos faz neste domingo, convocando-nos a aprofundar nosso ato de fé em Jesus Cristo.

PRIMEIRA LEITURA (1Rs 19,9a.11-13a)

Leitura do Primeiro Livro dos Reis

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, (9) o

profeta Elias entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis

que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos:

11 “Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque

o Senhor vai passar”. Antes do Senhor, porém, veio um

vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e

quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento.

Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não

estava no terremoto.

12 Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não

estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio

de uma leve brisa.

13 Ouvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto,

saiu e pôs-se à entrada da gruta.

- Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

7. SALMO RESPONSORIAL 84(85) (HL3, p. 142 - Fx 26)

Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade * e a vossa salvação nos concedei! (bis)

1. Quero ouvir o que o Senhor irá falar: * é a paz que ele vai anunciar. * Está perto a salvação dos que o temem * e a glória habitará em nossa terra.

2. A verdade e o amor se encontrarão, * a justiça e a paz se abraçarão. * Da terra brotará a fidelidade * e a justiça olhará dos altos céus.

3. O Senhor nos dará tudo que é bom * e nossa terra nos dará suas colheitas. * A justiça andará na sua frente * e a salvação há de seguir os passos seus.

SEGUNDA LEITURA - (Rm 9,1-5)

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos

Irmãos:

1 Não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a

verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo

e da minha consciência.

2 Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor

contínua, (3) a ponto de desejar ser eu mesmo

segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de

minha raça.

4 Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva,

a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas (5)e

também os patriarcas. Deles é que descende, quanto

à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos,

Deus bendito para sempre! Amém!

-Palavra do Senhor.

T. Graças a Deus.

ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

(HL 3, p. 215 - Fx 25)

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Aleluia, Aleluia, Aleluia.

Eu confio em nosso Senhor, * com fé, esperança amor, * eu espero na sua Palavra, * hosana, ó Senhor, vem, me salva!

EVANGELHO (Mt 14,22-33)

P. O Senhor esteja convosco.

T. Ele está no meio de nós.

P. Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.

T. Glória a vós, Senhor.

Depois da multiplicação dos pães,

22 Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca

e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar,

enquanto ele despediria as multidões.

23 Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar

a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho.

24 A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas

ondas, pois o vento era contrário.

25 Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos,

andando sobre o mar.

26 Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar,

ficaram apavorados, e disseram: “É um fantasma”.

E gritaram de medo.

27 Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu.

Não tenhais medo!”

28 Então Pedro lhe disse: “Senhor, se és tu, manda-me

ir ao teu encontro, caminhando sobre a água”.

29 E Jesus respondeu: “Vem!” Pedro desceu da barca e

começou a andar sobre a água, em direção a Jesus.

30 Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e,

começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!”

31 Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse:

“Homem fraco na fé, por que duvidaste?”

32 Assim que subiram no barco, o vento se acalmou.

Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele,

dizendo: “Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!”

- Palavra da Salvação.

T. Glória a vós, Senhor.

COMENTÁRIOS DO EVANGELHO

Novamente estamos juntos para refletir a Palavra de Deus. O evangelho de hoje nos mostra a importância de acreditar sempre. Nada tem sentido sem fé. Tudo é obscuro e os caminhos não têm saída. Entretanto, basta uma pequena demonstração de que acreditamos e Deus logo se manifesta para comprovar que está atento e sempre por perto.

“Vem!” – disse Jesus. Bastou esse chamado. Pedro ouviu e saiu caminhando por sobre as águas para encontrar-se com Jesus. Começou bem sua caminhada. Impressionante sua fé inicial. Parecia até que chegaria enxuto, junto ao Mestre.

Parecia... mas não foi o que aconteceu. No primeiro vento forte, na primeira grande onda, sentiu medo, deixou de acreditar e começou a afundar. É difícil imaginar Pedro se afogando. Eu diria, sem medo de errar, que esse pescador era também um excelente nadador.

Certamente, sabia nadar. Passou a maior parte de sua vida encharcado por aquelas águas que conhecia como ninguém. Aquelas águas faziam parte do seu dia-a-dia, no entanto, de um minuto para o outro, elas se transformaram num monstro invencível, num caminho intransponível.

A princípio, corajosamente atirou-se na água. Pedro queria aproximar-se de Jesus, queria seguir seus caminhos. Pular na água, para ele, era coisa rotineira. A grande diferença é que agora teria que vencer as ondas andando sobre as águas e não mais nadando, como habitualmente, fazia.

Quando saímos da rotina, quando muda o método tradicional... quando as coisas já não andam mais como planejamos, o medo toma conta, invade o nosso íntimo e afundamos. Um velho ditado diz que, nesses momentos, “nos afogamos num copo de água”.

Realmente, é impossível sobreviver sem Jesus. Ele é nosso “Colete Salva-Vidas”. Sem Jesus, parecemos marinheiros de primeira viagem diante das ondas e da maré bravia do dia-a-dia. Parece que o Salvador anda longe e esquecido de nós. Parece tão distante aquela mão amiga.

Na verdade, nos momentos difíceis, o nosso comportamento é igualzinho ao de Pedro. Queremos chegar até Jesus, segurar em suas mãos, sentir a firmeza de seus braços e abraçá-lo, mas fraquejamos ao trilhar seus caminhos. Nas horas difíceis, deixamos de lado a nossa fé, duvidamos da força daquele braço estendido permanentemente.

Vamos juntos em direção desse Deus que nos ama, que caminha conosco e que não nos abandona jamais. Junto Dele, nem os ventos, nem a fúria do mar poderão esmorecer a frágil embarcação da nossa vida. Com muita fé, vamos caminhar de mãos dadas com Jesus, o Caminho Seguro que nos leva ao Pai.

jorgelorente@ig.com.br - 07/agosto/2011

Liturgia de Missa
Enviado por Antônio Oliveira em 01/08/2011
Reeditado em 10/08/2011
Código do texto: T3132066