JESUS CHEGOU - APROVEITE A OPORTUNIDADE

O Senhor está a passear ao redor do homem, constantemente apresenta-se a ele, aproxima-se dele. No entanto, a decisão provém do homem de aproveitar estes momentos ou não. Os exemplos de Zaqueu, o publicano, ilustra bem uma situação em que a aproximação de Jesus Cristo foi bem aceita, uma oportunidade não desperdiçada. Zaqueu não mediu esforços para ver o Cristo. Era uma oportunidade única. Ele passaria por aquela rua. Os obstáculos não foram suficientes para fazer aquele homem desistir de conhecer ao Jesus que tanto as pessoas falavam. Baixa estatura? Um publicano pecador? Uma multidão cercando Jesus? Ele, Zaqueu, conseguiria aproximar-se? Conseguiria vê-lo?

Zaqueu agarrou-se a oportunidade que estava à sua frente. Subiu numa figueira. Jesus passaria por aquele caminho. Ele o veria. O esforço de Zaqueu não foi em vão. O mestre não despreza o esforço de ninguém. Zaqueu, desce depressa, porque, hoje, me convém pousar em tua casa (Lc.19.5). Zaqueu queria conhecer Jesus. O Senhor já o conhecia. Zaqueu abriu a porta. Jesus entrou, e ceou com ele.

Com a mulher do fluxo de sangue não foi diferente. Tristeza, dor, angústia e aflição. Doze anos sofrendo com aquele mal. Jesus também passaria por ali. Se tão somente tocar nas suas vestes, sararei (Mc. 5.28). Aquela mulher ficou na posição certa e confiou no Mestre. Ela tocou as suas vestes. O toque da mulher fez sair poder de Jesus. Ele honrou a sua fé. Ela saiu em paz, e curada.

Bartimeu foi mais um exemplo de quem soube aproveitar a oportunidade que Deus lhe deu. Jesus também estaria ao seu redor, também passaria pelas suas proximidades. A coragem e a fé daquele homem não o permitiram desistir frente às dificuldades. O Filho de Deus está perto, o cego de Jericó começa a gritar: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim (Mc. 10.47). Não era hora de escutar as muitas vozes que o repreendiam. Bartimeu clamava ainda mais forte e mais alto. Era a sua chance. A sua dor sairia, a sua angústia desapareceria. Aquele homem poderia lhe livrar daquele mal, daquela aflição que lhe acompanhava desde que nascera. Que queres que te faça? (Mc. 10.51).

Nos dias atuais a frase de Jesus ecoa no coração humano. Ecoa a sua volta. Mas as muitas vozes repreendem o homem e ele não demonstra a mesma coragem e fé do cego Bartimeu. O homem desiste. Fácil seria dizer: Mestre, que eu tenha vista. Ou... Mestre, que minha angústia desapareça. Mestre, que o meu vazio seja preenchido. Mestre, que eu seja salvo por ti. Jesus quer dar a mesma resposta: Vai, a tua fé te salvou (Mc. 10.52). Mas o homem não abre a porta. Assim, ele não entra e não pode cear, ele não entra e não pode fazer morada no coração humano.

Nonato Costa
Enviado por Nonato Costa em 27/07/2011
Código do texto: T3122653