BANQUETE DA SABEDORIA

BANQUETE DA SABEDORIA

O Capítulo 9 de Provérbios fala do banquete que a Sabedoria preparou para receber os simples. Tudo foi bem programado e organizado para receber os homens que temem ao Senhor. Dá-nos a entender o prazer que ela tem em ajuda-los com conselhos a todos os homens. Nos vs. 7-11 há uma série de especificações valiosas mostradas nas práticas variadas com a finalidade de mostrar o verdadeiro valor da Sabedoria. Essas práticas exaltam a Sabedoria como um bem sublime em nossas vidas. Aqui é mostrada com clareza a necessidade de aceitar a disciplina de instrução e repreensão do sábio. Devemos ficar atentos e compreender que nem sempre o ser humano está disposto e apto para atender aos dois princípios da disciplina. O escarnecedor não ama a Sabedoria por isso não aceita a correção que ela traz para sua vida, mas o sábio torna-se mais sábio e passa a amá-la quando recebe a disciplina. No v. 10 é reforçado mais uma vez o principio da Sabedoria, que é TEMER AO SENHOR. Já nos vs. 13-18 entramos breves citações em forma de pequenos parágrafos mostra a comparação da loucura com uma mulher insensata. A loucura é ignorante porque ela não tem nenhum senso de saber e está longe dos ensinos da Sabedoria piedosa. Ela se distancia nos seus próprios conceitos falsos e os dá aos néscios para enganar. Aceitar o convite da Sabedoria é uma escolha que lhe trará anos de vida, conhecimento de Deus (quer dizer mais intimidade) e crescimento em vários níveis por anda nos caminhos de vida.

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo; 24/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 24/07/2011
Código do texto: T3115687
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.