A EXCELÊNCIA DA SABEDORIA

A EXCELÊNCIA DA SABEDORIA

No Capítulo 8 de Provérbios a Sabedoria personificada chama a todos para ouvir seus conselhos. Ela sobre aos lugares altos e de lá envolve a atenção para uma nova jornada em suas vidas. Ela está de longe provocando novas descobertas aos seus conclamados. Ela se coloca nos lugares de destaque entre a Humanidade. Ela é personificada neste capítulo como uma mulher desejada e no 7, em contraste extremo, como uma mulher má. Nos vs. 10-11 ela é comparada aos objetos físicos mais preciosos que a Bíblia menciona. Ela dever ser mais preciosa nos nossos corações que essas joias preciosas. Mais uma vez encontramos a instrução a TEMER O SENHOR. Esse aspecto é o mais importante principio da Sabedoria. Aqui temer ao Senhor é o mesmo que aborrecer o mal e das coisas más. Para os que seguem os conselhos da Sabedoria aqui vemos os frutos que os tais colhem ao longo dos seus dias, nos vs. 15-21, a Bíblia nos afirma que são governo, justiça, riquezas e honra. Deus lhe dará domínio, governo sobre coisas e pessoas para honrá-los pelo temor a Ele. O Senhor opera a justiça na vida dos injustiçados e despedaça com Seu cetro de ferro os grilhões. Riquezas o Senhor acrescenta a sua vida, não como troca de algo, mas como sinal de sua fidelidade e bondade. Honra serão alcançadas da parte do Senhor como sinal de aliança entre o que teme e Ele. A Sabedoria chama a atenção para o fato de que ela é eterna como o próprio Deus, visto que é uma qualidade e uma possessão de Deus antes da Criação de tudo. A Sabedoria é a excelência do pensar e essência educativa de Deus por ser Ele a fonte.

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 24/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 24/07/2011
Código do texto: T3115559
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.