Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

ESTUDO BÍBLICO - 7

ANTONI BIGCUORE*

Base da Reflexão: Isaías, 6, 9-10 e Mt. 13, 10-17)

Na liturgia cristã católica de hoje, (21.07.11), refletiremos sobre o Evangelho de Mateus, 13, 10-17 e o vínculo existente com o texto do Profeta Isaías, capitulo, 6 – versículos de 9-10. Vamos aos textos primeiramente.
****************************************************

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado.

12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não vêem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem.

14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’.
16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.


Agora leiamos e reflitamos o texto de Isaías, que profeitzou há mais de 600 anos Antes de Cristo.
“”Ele me disse: “Vai e dize ao povo: Podeis ouvir certamente, mas não haveis de entender; podeis ver certamente, mas não haveis de compreender. Embota o coração deste povo, torna pesados os seus ouvidos, tapa-lhe os olhos, e não ouça com os ouvidos, e não suceda que o coração venha a compreender, que ele se converta e consiga a cura”.
****************************************************

REFLEXÃO A.BIGCUORE*: Meus irmãos e minhas irmãs, o texto de Isaias, foi-lhe sugerido pelos Arcanjos Serafins, que são mensageiros de Deus e que auxiliam, sobretudo, os grandes profetas bíblicos e também a nós, nos dias de hoje, desde que vivamos em permanente comunhão com o Reino de Deus e seus ensinamentos. O Arcanjo Serafim com uma tenaz e uma brasa ardente na ponta, toca os lábios do profeta Isaias, tornando-o puro.(versículos, 6-7).

Jesus foi o maior pedagogo que a história presenciou. Falava em parábolas, pois tinha em mente atingir sobretudo os mais fracos os menos cultos de sua época.

Os fariseus, saduceus e escribas eram orgulhosos, elitizados e sempre procuravam questionar Jesus, não para se enriquecer espiritualmente, mas pelo prazer de constestá-lo e com inveja do Mestre, pois Este era e é de uma sabedoria ímpar.

É sobre eles que o profeta Isaias fez esta profecia através dos Serafins.
Jesus fala para todos, mas sobretudo para os corações disponíveis, humildes, sem a prepotência e arrogância dos “donos do poder” da época.
Jesus diz no texto que aqueles que têm a ciência da Antiga Aliança e tem o coração humilde, a ele será acrescida ainda mais, os tesouros da Nova Aliança firmado por Ele. E aqueles que tem o tesouro dos conhecimentos da Antiga Aliança, porém, tem o coração fechado à coisas de Deus, lhes será tirado tudo o que tem, ou seja, o seu conhecimento da antiga aliança, não restando nada em seus corações!.
****************************************************

Oração: Divino Pai Celestial, em nome de seu Filhos Jesus Cristo e pela intercessão maternal de Maria Santíssima, nós te louvamos e te bendizemos por nos dar de comer e beber destes seus conhecimentos bíblicos. E que o nosso coração esteja sempre disponível, aberto às suas palavras; que elas sempre nos enriqueçam e nos convertam diariamente naquilo que Tu tens nos  preparado, desde a criação do mundo.
Amém! Deus seja eternamente louvado!

****************************************************
(*)autor é escritor, cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse seu link evangelizador: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
****************************************************




ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 22/07/2011
Reeditado em 28/07/2011
Código do texto: T3110921
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 72 anos
2504 textos (968549 leituras)
87 áudios (69153 audições)
1 e-livros (165 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 24/01/20 08:26)
ANTONI BIGCUORE