Cuidado para não fazer como o anjo caído

"Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci: no monte santo de Deus estavas, e no meio de pedras afogueadas andavas" (EZ 28:14)

Este versículo está presente no capítulo 28 do livro do profeta Ezequiel, sendo o nome deste trecho "Lamentação sobre o rei de Tiro". Para quem não sabe, "rei de Tiro" é um dos nomes de Satanás. Sendo assim, este trecho fala a respeito da queda de Satanás dos Céus.

Como creio que todos saibam, Satanás era um anjo do Senhor, o mais lindo deles. O que causou toda a desgraça dele foi o seu orgulho, a sua pretensão, a sua vaidade. Satanás se ensoberbeceu de tal forma que imaginou ser possível tomar o lugar de Deus. Há, neste capítulo, dois versículos interessantes a esse respeito. Falaremos sobre cada um deles.

"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti" (EZ 28:15)

Todos nós fomos criados sendo imagem e semelhança de Deus. Desta forma, Deus criou a todos nós para a perfeição. Nós, enquanto seres humanos, pecamos. Porém, se seguissemos fielmente a Palavra de Deus, sem nos desviarmos em absolutamente nada, seriamos exatamente da forma como Deus espera que sejamos. De acordo com o versículo acima, Satanás se desviou dos planos de Deus quando achou-se iniquidade nele.

Quando andamos na vontade do Pai, nossos caminhos são perfeitos: passamos por lutas, pois está na Palavra que teríamos aflições; porém, quando estamos debaixo da luz da Palavra, nós obtemos vitória. Pode demorar, a luta pode ser difícil, o diabo pode vir com mil e uma artimanhas, mas nossa vitória é garantida. Esse quadro muda quando a iniquidade, o pecado, entra em nossa vida. Quando permitimos que o diabo plante uma sementinha de pecado, outras vêm, pois um abismo puxa o outro. Um exemplo:um cônjuge comete traição. Esse é o primeiro abismo. Ele mente para esconder a traição. A mentira é o segundo abismo. Ele induz os amigos ou as pessoas que sabem da história a escondê-la. A influência do pecado sobre os outros é o terceiro abismo. A pessoa envolvida na traição se apaixona. O traidor, porém, não pode dar continuidade a isso por que é casado. A mágoa causada a essa pessoa é o quarto abismo. Com esse exemplo, percebemos que, mesmo com todas as lutas, a nossa vida é perfeita quando andamos sob a proteção do Senhor. Quando as coisas começam a desandar? Quando acha-se iniquidade em nós, assim como aconteceu com Satanás.

"Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei, diante dos reis te pus, para que olhem para ti" (EZ 28:17)

Outra coisa importante, irmãos: é necessário que nós cuidemos da nossa vaidade, do nosso orgulho, pois isso é uma grande pedra de tropeço. Nós temos um valor inestimável para Deus: Ele deu o Seu Filho para sofrer, ser humilhado e morrer por nós na cruz. Cristo, por sua vez, quis passar por tudo isso pelo amor imenso que tem por nós. A palavra mesma nos diz: ""Fostes comprados por um bom preço, não vos façais servos dos homens" (1CO 7:23). Ninguém paga um preço tão alto como a vida de Seu Filho por algo que não tenha valor. Porém, é preciso que não deixemos a vaidade subir ao nosso coração. É comum vermos pessoas se envaidecerem pelos mais diversos motivos: condição financeira, elogios, etc. Cuidado, pois muitas vezes essa é a porta que o diabo usa para entrar em nossa vida e arrasar com tudo que temos, pois ele não vem para outra coisa senão para roubar, matar e destruir. (JO 10:10). Além disso, quando voltamos ao nome do trecho de Ezequiel, "Lamentação sobre o rei de Tiro", percebemos que Deus lamenta quando tomamos determinadas atitudes, pois não é isso que Ele sonhou para nós; não foi para o pecado que Ele nos criou.

Sejamos vigilantes, então, para não fazermos como o rei de Tiro, pois a partir do momento que acha-se iniquidade em nós e que nós deixamos que a vaidade chegue ao nosso coração, nossos caminhos deixam de ser perfeitos. Deus não tem compromisso conosco e sim com a Palavra Dele. Estejamos debaixo da Palavra, então, para que o compromisso Dele se estenda a nós.

Ele quer nos abençoar abundantemente. Façamos por merecer.

Paz a todos.

Caahzita
Enviado por Caahzita em 21/07/2011
Código do texto: T3109559