ESTUDO BÍBLICO - 5

ANTONI BIGCUORE*

Base da Reflexão: (Mateus, 13, 24-43)

O texto de hoje(17.07.11),dentro da liturgia cristã católica, previsto no Evangelho de Mateus, é um dos mais bonitos que considero, por isto, merece uma reflexão mais aprofundada. Vamos primeiro ao texto. Leiamos com atenção e calma.

“Naquele tempo: 24Jesus contou outra parábola à multidão: “O Reino dos Céus é como um homem que semeou boa semente no seu campo. 25Enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio no meio do trigo, e foi embora. 26Quando o trigo cresceu e as espigas começaram a se formar, apareceu também o joio. 27Os empregados foram procurar o dono e lhe disseram: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde veio então o joio?’

28O dono respondeu: ‘Foi algum inimigo que fez isso’. Os empregados lhe perguntaram: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ 29O dono respondeu: ‘Não! Pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30Deixai crescer um e outro até a colheita! E, no tempo da colheita, direi aos que cortam o trigo: arrancai primeiro o joio e amarrai-o em feixes para ser queimado.

34Tudo isso Jesus falava em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar parábolas, 35para se cumprir o que foi dito pelo profeta: “Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo”.

36Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!” 37Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem. 38O campo é o mundo.

A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno. 39O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os ceifeiros são os anjos.

40Como o joio é recolhido e queimado ao fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos: 41o Filho do Homem enviará seus anjos, e eles retirarão do seu Reino todos os que fazem outros pecar e os que praticam o mal; 42e depois os lançarão na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. 43Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça”.

****************************************************

REFLEXÃO A.BIGCUORE: esta parábola nos fazer lembrar dos nossos “joios interiores”. Quantos joios não temos em nossas vidas interiores?. Nossos medos, nossos escrúpulos, nossas raivas, nossos ódios; aquelas “idéias”(que considero verdadeiras “bruxarias”) que os pais, professores e “amigos” incutiam e, ainda incutem, na mente das crianças, ficando recalcadas em seus subconscientes.

Tempos depois, a pessoa já adulta não consegue mais ser feliz, em vista destas idéias negativas que foram recalcadas em seu subconsciente. Ela passa a vida inteira com a sua auto-imagem adulterada (totalmente encharcada pelo negativo). É um processo inconsciente e ela não percebe que foram estas “falsas idéias” que a levaram ao fracasso e à mediocridade.

Nossos pecados, nossos orgulhos, nossas vaidades, nossas arrogâncias; e, o principal deles, a nossa falta de perdão para com os nossos semelhantes.

Para entrarmos nos Reino dos Céus, é imperativo nos desvencilharmos destes verdadeiros “entulhos emocionais”, que tanto nos atrapalham as nossas vidas espirituais e sociais.

È imperativo fazer os chamados “Encontros com Deus”. Uma das principais formas é o que se chama de “Lectio Divina”(leitura divina) da palavra de Deus, ou seja, a leitura orante de Bíblia, para podermos evoluir na escala espiritual e evangélica.

Não se deve, sob pena de não conseguir evoluir espiritualmente, fazer a interpretação “fundamentalista” da Palavra de Deus. É preciso, sempre interpretá-la, levando-se em consideração, o contexto sócio-econômico e cultural de quando foi escrita.

A partir desses encontros, conseguiremos deletar de nossas mentes e nossos corações, as emoções e sentimentos negativos, que se constituem em verdadeiros cárceres de nossas almas!.

E quem nos liberta de tudo isto?

É o Espírito Santo de Deus!. Você pode consultar o melhor psiquiatra do mundo, que não vai adiantar nada, quando o problema for a falta de perdão!.

Como dizia o saudoso PE.Leo, SCJ. Da Canção Nova, “na ressonância magnética ou ultrasom”, não aparecem a falta de perdão!.

Em síntese, precisamos aprender a conviver com o joio, sem se deixar, entretanto, contaminar pelo mesmo. Eis o grande segredo para evoluirmos em direção ao Reino dos Céus. Para isto, precisamos do pão do espírito (palavra de Deus) e a santa Eucaristia, para que nos tornemos fortes e podermos resistir às insídias do adversário. Como bem diz, o Apóstolo Paulo, em sua Carta aos Efésios, capítulo 6, versículos de 11 a 12: “Vistam a armadura de Deus para poderem resistir às manobras do diabo.A nossa luta, de fato, não é contra homens de carne e osso, mas contra os principados e as autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra os espíritos do mal, que habitam as regiões celestes”.

O joio, como bem disse o Mestre Jesus, é o Maligno. Ele é o pai da mentira (veja no evangelho de João), que incrusta nas almas indefesas, tornando-as deprimidas, tristes, sem ânimo, sem coragem para fazer nada. Ele rouba a felicidade humana!. Como ele é invejoso, tenta imitar Deus, para enganar as pessoas. Na verdade, ele quer mesmo é a destruição dos seres humanos, os quais são a obra prima da Criação.

Por outro lado, ele queria ser adorado como Deus; entretanto, Este o expulsou do paraíso e, desde então, está solto grassando a infelicidade por todas as nações do planeta!.

Que Deus nos livre deste espírito invejoso e deletério. Louvado seja Deus para sempre! E que o Arcanjo Miguel, também nos proteja! Aleluia! Amém!

****************************************************

(*)autor é Escritor, cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse seu link: wwww.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(texto inspirado em sp.sp., 17.07.2011,domingo. Alterado em 20.07.2011.)

****************************************************