SABEDORIA COMO REMÉDIO

SABEDORIA COMO REMÉDIO

No Capítulo 5 o pai continua seu ensino sobre a Sabedoria, agora dando instruções sobre a possível atração por uma mulher. Ele fala da mulher adúltera como objeto da lascívia. A mulher adúltera é como um poço fundo onde pessoa cai e não consegue voltar mais, é como um laço de morte que a pessoa toma e não consegue mais sair dele. A mulher adúltera é enganosa e atraente, por isso ela consegue “tragar” seus preferidos. Ela lhe oferece frutos de mentira para enganar a quem quer mas seu fim será de vergonha e dor, causando sobre a pessoa miséria pessoal e remorso no seu interior (causando a angústia e melancolia). A imagem da mulher adúltera é expressa inicialmente com uma simples instrução e termina com uma forte advertência (vs. 1-8). Ignorar a advertência no vs. 8 pode lhe causar grandes e perigosas consequências. As metáforas (água, fontes e ribeiros) mostram as demonstrações de amor e exortação para servir somente a sua esposa e desviar-se da adúltera. As indicações literais “seja bendito” e “alegra-te” mostram o ensino a total fidelidade a esposa. Guarda teu coração para ela e alegra-te com ela, pois assim o Senhor vos abençoará. Nos vs. 21-24 observamos o resumo do capitulo nos alertando que se fizermos a coisa escondida das pessoas achando que ninguém vê, estamos na verdade enganando a nós mesmos, porque Deus sabe tudo e vê aquilo que fazemos e com certeza Ele não deixará impune nosso pecado. Seja luz diante dos homens, testificando a grandeza de Deus e manifeste o bem maior, que é o amor, em seu lar e para com sua parentela. O Senhor te dê Sabedoria para suportar tais coisas e viver nos caminhos de vida.

FOCO NA PALAVRA. Edinaldo Formiga. São Paulo: 20/07/11.

Edinaldo Formiga
Enviado por Edinaldo Formiga em 20/07/2011
Código do texto: T3107166
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.