ESTUDO BÍBLICO - 4

ESTUDO BÍBLICO – 4 (Provérbios. 9, 1-6 e Isaías.55, 1 a 11)

O livro dos provérbios faz parte dos chamados Livros Sapienciais, tais como, Eclesiástico, Eclesiastes Sabedoria, Provérbios etc.

Hoje vamos refletir o capitulo 9, versículos 1 a 6, do Livro dos Provérbios e Isaías 55, de 1 a 11, para notarmos a correlação bíblica entre os dois mencionados textos.

Diz o Provérbio 9: “A Sabedoria* construiu a casa, talhando suas sete colunas. Abateu seus animais, misturou o vinho e pôs à mesa. Enviou as suas criadas para anunciar nos pontos que dominam a cidade: “Os ingênuos venham aqui; quero falar aos sem juízo: Vinde comer do meu pão, e beber do vinho que misturei. Deixai a ingenuidade e vivereis, segui o caminho da inteligência”.

Para quem não sabe o numero 7 é o numero da perfeição para os judeus.

Agora vamos ao texto do Profeta Isaías, 55, de 1 a 11, verbis: “”Ah todos tendes sede, vinde à água. Vos, o que não tendes dinheiro, vinde, comprai e comei; comprai, sem dinheiro e sem pagar, vinho e leite. Por que gastais dinheiro com aquilo que não é pão, e o produto do vosso trabalho com aquilo que não pode satisfazer?

“Ouvi-me com toda atenção e comei o que é bom; haveis de deleitar-vos com manjares revigorantes. Escutai-me e vinde a mim, ouvi-me e haveis de viver. Farei convosco uma aliança eterna, assegurando-vos as graças prometidas a Davi.”

“ Com efeito, eu o pus como testemunha aos povos, como regente e comandante de povos. Assim, tu chamarás por uma nação que não conheces, sim, uma nação que não te conhece acorrerá a ti, por causa de Iahweh teu Deus, à busca do Santo de Israel, porque ele te cobriu de esplendor”.

“6-Procurai a Iahweh enquanto ele pode ser achado, invocai-o enquanto está perto. Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem mau os seus pensamentos, e volte a Iahweh, pois terá compaixão dele, e para o nosso Deus, porque é rico em perdão.

“Com efeito, os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, e os vossos caminhos não são os meus caminhos, oráculo de Iahweh. Quanto os céus estão acima da terra, tanto os meus caminhos estão acima dos vossos caminhos, e os meus pensamentos acima dos vossos pensamentos”.

“Como a chuva e a neve descem do céu e para lá não voltam, sem terem regado a terra, tornando-a fecunda e fazendo-a germinar, dando semente ao semeador e pão ao que come, tal ocorre com a palavra que sai da minha boca: ela não torna a mim sem fruto; antes, ela cumpre a minha vontade e assegura o êxito da missão para qual enviei”.

****************************************************

REFLEXÃO A.BIGCUORE: dois textos belíssimos onde se pode depreender uma coisa muito bela a prefiguração da Santa Eucaristia. Pão e vinho são símbolos de vida, que satisfazem ao corpo, a alma e ao coração.

A casa pode significar a igreja o conjunto da igreja visível de Deus e confirmada em Cristo Jesus, no Novo Testamento, trazida para os tempos de hoje. Maria pode ser também prefigurada como a casa onde, de seu seio, fez germinar a semente de vida de Jesus, o nosso grande Mestre e Senhor. Esta seria uma visão cristã católica.

A Bíblia deve ser sempre meditada levando-se em consideração o contexto socioeconômico da época.

Isaías,filho do profeta Amós, nasceu por volta de 765 a.C.( A propósito, foi o Profeta que mais profetizou sobre a vinda de Jesus e seu Reino.). “Em 740, ano da morte do rei Ozias, ele recebeu, no Templo de Jerusalém, sua vocação profética, a missão de anunciar a ruína de Israel e de Judá em castigo das infidelidades do povo. Exerceu seu ministério durante quarenta anos, dominados pela ameaça crescente que a Assíria fazia sobre Israel e Judá”. ( 1 )

A idéia central do capitulo 55, é o convite final para a “eterna aliança” feita com o povo judeu, desde Abraão até o ultimo profeta João Batista, que fazia o batismo de conversão. Aliás, João Batista é o marco decisivo da Antiga Aliança com a Nova e Eterna Aliança, configurada na pessoa do Cristo Jesus.

O profeta é aquele que ANUNCIA E DENUNCIA. Anuncia a palavra de Deus, faz apelo à conversão do ser humano e denuncia as “injustiças sociais”, de quaisquer épocas. Naquele tempo as injustiças eram maiores do que as de hoje. Aliás, a missão de todo BATIZADO é também anunciar e denunciar, como fazem os profetas, pois todo batizado é também profeta.

A palavra de Deus pregada pelos profetas antigos e modernos, sempre produzem frutos. Uns menos e outros mais. Nunca voltam a ser o que eram antes. É como conhecimento. Quando aprendemos alguma coisa sobre qualquer assunto, a nossa mente jamais volta a ser a mesma de antes de tais assuntos. Ela se enriqueceu de novos conhecimentos.

Meu irmão e minha irmã em Cristo, bênçãos sejam derramadas sobre vocês, de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seus corações! Shalom! Pace! Paz!

****************************************************

(1) Fonte: Bíblia de Jerusalém, Paulus Editora. Pg. 1.338. (*)autor é escritor, cantor e compositor em São Paulo,sp. Acesse sua pagina na net: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore.(texto inspirado em sp.sp., 15.07.2011, 6a feira, às 17,43 hrs.)

****************************************************