Décima Quinta Aula: O Sermão do Monte

1) O que se deve entender das palavras de Jesus: "Que a vossa mão esquerda não saiba o que faz a direita"?

Jesus expande a bem-aventurança da misericórdia e sintetiza que se deve fazer o bem sem ostentação.

2) Que ensinamento se extrai da passagem evangélica sobre o óbolo da viúva?

A verdadeira caridade é a prática dos bons sentimentos. É o vínculo da perfeição, afirma Paulo de Tarso (I Coríntios, 13: 1-13).

3) É a prática da caridade essencial para a redenção do Espírito? Comente.

Todos os que exercem a caridade são autênticos discípulos de Jesus Cristo, pois ela é uma necessidade da alma e na caridade se resume toda a moral dos ensinamentos do Mestre (ESE, capítulos XIII e XV).

4) O que significa orar e vigiar?

Devemos orar para estarmos em ligação com o Plano Maior e devemos vigiar para que os Espíritos inferiores que vigiam nossos pensamentos não nos desviem do bem.

5) Prescrevem os Espíritos alguma fórmula especial de prece? Por quê?

Não, mas recomenda a liberdade dos sentimentos no comando do pensamento.

6) Que é prece? Que prece é conhecida como Oração Dominicial?

É um ato de Fé, de adoração e obediência; é uma rogativa da essência da vida que só o Pai pode dar e um exercício de caridade. A prece conhecida como Oração Dominical é o Pai Nosso.

7) É o jejum material de alguma utilidade ou valor no quadro evolutivo sa criatura? Tem ele alguma consequência espiritual?

O principal jejum para o cristão é o jejum espiritual, de pensamentos e ações.

Deus não quer sacrifícios inúteis, e sim que jejuemos no mal que praticamos.

Bibliografia:

Os Quatro Sermões de Jesus - Paulo Alves Godoy

Parábolas e Ensino de Jesus - Cairbar Schutel

Crônicas Evangélicas - Paulo Alves Godoy

A Voz do Monte - Richard Simonetti

No País da Luz - Fernando de Lacerda

Evangelho dos Humildes - Eliseu Rigonatti

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 15/07/2011
Reeditado em 15/07/2011
Código do texto: T3097260
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.