Décima Quarta Aula: O Sermão do Monte

1) Como neutralizar a lei do "olho por olho, dente por dente"?

Somente o bem dissolve o mal, modificando suas estrutruras mentais.

2) Que significa a recomendação de Jesus "Amai os vossos inimigos"?

Amar ao inimigo se resume, antes de tudo, em perdoar.

3) Pode-se amar os inimigos como se ama os amigos?

Não, Jesus não pretendia que se deve ter pelo inimigo a mesma ternura que se tem por um irmão ou por um amigo. Não se pode ter confiança naquele que se sabe que nos quer mal. Não se pode ter a mesma satisfação ao encontrar um inimigo, que se tem com um amigo.

Portanto, não é ter por eles afeição que não é natural, mas é não ter-lhes ódio, nem rancor, ou desejo de vingança. É perdoá-los sem segundas intenções e incondicionlamente pelo mal que nos fizeram. É não colocar obstáculos à reconciliação. É desejar-lhes o bem em vez do mal. É estender-lhe a mão prestativa em caso de necessidade. É abster-nos, por atos e palavras, de tudo o que possa prejudicá-los (ESE, capítulo XII, item 3).

4) Por que Jesus nos recomendou ser perfeitos como o Pai Celestial? Como devemos entender isso, uma vez que Deus é a perfeição absoluta?

Foi uma forma simples que Jesus apresentou para que os homens procurassem adquirir virtudes santificantes que os aproximassem mais do Criador do Universo e da vida.

5) Quais são os caracteres do homem de bem?

O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.

6) Qual a finalidade do nosso aprendizado no mundo?

É a sua transformação moral através do seu esforço para diminuir as más inclinações.

7) Como reconhecer o verdadeiro espírita?

O dever, que é a obrigação moral perante si mesmo e os outros; a virtude, como um conjunto representativo do homem de bem, representam a base do com espírita enquanto a dedicação e a perseverança consciente são o seu apanágio.

Bibliografia:

O Novo Testamento - nas Bíblias

Crônicas Evangélicas - Paulo Alves Godoy

ESE, capítulo XVII

A Voz do Monte - Richard Simonetti

Em Busca o Mestre - Vinícius

Os Quatro Sermões de Jesus - Paulo Alves Godoy

Parábolas e Ensino de Jesus - Cairbar Schutel

Evangelho dos Humildes - Eliseu Rigonatti

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 15/07/2011
Reeditado em 15/07/2011
Código do texto: T3097194
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.