Décima Segunda Aula: O Sermão do Monte
1) O que significa no dizer de Jesus "Os mansos herdarão a Terra?"
Eliseu Rigonati diz que conquanto pareça que os violentos sejam senhores da terra, um dia a violência será banida do nosso planeta. À medida que os homens forem ficando mais esclarecidos à luz da fraternidade universal, irão também desaparecendo os atos violentos que as nações praticam contra as nações, e os indivíduos contra indivíduos. Os rebeldes que não se submeterem às leis fraternas, serão desterrados para mundos inferiores. E a Terra será possuída pelos mansos, ou seja, pelos que não tentam violentar o próximo nem por palavras nem por atos.
Os brandos e pacíficos herdarão a Terra, porque eles continuarão a viver nela, para o aperfeiçoamento do seu processo evolutivo. Os rebeldes, os mais recalcitrantes, serão relegados para planetas menos evoluídos, onde ainda prevalece o "choro e ranger de dentes", referidos por Jesus Cristo.
2) O que significa ser pacificador?
Pacificar é trazer a paz. Pacificador é aquele que tem a paz dentro de si, podendo então levá-la para outro. É o pacifista ativo, que luta para implantar a paz, a concórdia, a união no mundo.
O verdadeiro pacificador é aquele que se impõe pela moral elevada, fazendo prevalecer a força da justiça, asserenando a alma dos homens e conduzindo-a a reflexões íntimas para vencer por si mesmo.
Este pacificador é manso e pacífico, não pactua com a violência que leva ao desiquilíbrio.
Deus reina em tudo e suas leis regulam o equilíbrio universal.
Pacificar é missão divina.
3) Quem são os perseguidos pelo amor à justiça?
Os idealistas que enfrantando as limitações e preconceitos de sua época, são atacados , caluniados, encarcerados e até mortos e ficam na história como os precursores de tempos novos, de benéficas modificações e de valores das conquistas na ciência, na religião, nas artes e nas leis.
O verdadeiro reformador é aquele que jamais desce à agressividade, reconhecendo que nenhum ideal nobre se realizará em plenitude sob orientação da violência, e que jamais as forças do Bem se corporificarão na Terra senão através daqueles que se disponham a agir com bondade.(4)
4) Os cristãos de hoje também são perseguidos?
Sim, em todos os tempos e em todos os povos.
5) Quem são os limpos de coração?
São aqueles que são isentos de qualquer sentimento impuro.
6) Que significa "ver a Deus"? é possível?
A expressão "verão a Deus" é figurada, não se deve entendê-la materialmente. João, Apóstolo e Evangelista, ensina-nos (Jo 1:18) que "Ninguém jamais viu a Deus", porque Deus não tem uma forma, como estamos condicionados a pensar, sempre que se fala em "ver com os olhos do corpo".
Observação: Ler ESE, capítulo VIII, itens 1 a 4.
7) Nós chegaremos um dia a viver no Reino dos Céus? Quando?
A alma só ingressa no Reino dos Espíritos Puros depois de se libertar da matéria e somente aí poderá ver efetivamente a Deus. A qualificação destes Espíritos está muito acima daqueles que vivem encarnações em mundos felizes ou de regeneração esálhados no Universo.
Bibliografia
(1) Evangelho dos Humildes - Eliseu Rigonatti
(2) Os Quatro Sermões de Jesus - Paulo Alves Godoy
(3) Reflexões sobre as Bem-Aventuranças - Durval Ciamponi
(4) A Voz do Monte - Richard Simonetti
(5) Em Busca do Mestre - Vinícius
Obras de Santo Agostinho - (Tratados Morais - Sermão da Montanha)