Décima Primeira Aula: O Sermão do Monte

1) O que é Sermão do Monte e que outros nomes tem?

O Sermão do Monte também conhecido como Sermão da Montanha ou Sermão das Bem-Aventuranças, foi pronunciado em um monte, em Cafarnaum, dirigido a todas as pessoas que seguiam Jesus, que com a simplicidade da sua sabedoria faz uma síntese das leis morais que regem a humanidade.

2) Que é Bem-aventuranças? Em quantas partes se dividem as Bem-aventuranças?

Bem-aventurança é a recompensa no Rei no Reino dos Céus.

Para melhor compreensão, os teólogos dividiram o discurso evangélico em duas partes:

Três Bem-aventuranças declaram que os infelizes se preparam para receber a benção do Reino dos Céus , através do burilamento pela dor.

As outras de referem à atitude moral do homem destacando a importância da Reforma Íntima, na erradicação do mal e cultivo das virtudes.

3) Quais são as Bem-aventuranças do burilamento pela dor?

Bem-Aventurados os pobres de Espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

Bem-Aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos.

Bem-Aventurados os que choram, porque serão consolados.

4) O que significa Bem-aventurados os pobres de Espírito?

Os pobres de Espírito são os humildes, os modestos, os bondosos, os quais colocam os deveres da fraternidade acima de tudo. É a correta designação dos Espíritos que já compreendem as leis divinas e se esforçam por obedecer a elas.

Humilde, segundo Santo Agostinho, significa "os que não são cheios de si". É a mais elevada das virtudes da criatura que reconhece o primado dos desígnios divinos como Lei Natural, e com eles harmoniza seu livre arbítrio, colaborando com a vida eterna.

5) Por que a humildade é indispensável?

Para ingressar nesse estado de graça é preciso ser livre e, por estranho se afigure, somente o homem humilde desfruta de liberdade plena.

6) Qual a diferença entre expiação e prova?

A prova é sofrida com resignação cristã, sem revolta, pedindo forças a Deus para suportá-la sem reclamar (ESE, capítulo V, item 9). E têm por fim exercitar a inteligência, a paciência e a resignação.

7) O que o homem deve fazer para ser feliz sem ter que sofrer?

O Homem deve compreender o bem por sua própria sabedoria, decorrente de seu livre arbítrio. Deus não fez o mal, que é uma ofensa à Lei Natural. A dor não é um castigo de Deus para punir os pecados.

Bibliografia:

A Voz do Monte - R. Simonetti

Em Busca do Mestre - Vinícius

Os Quatro Sermões de Jesus - Paulo Alves Godoy

Evangelho dos Humildes - capítulo V - Eliseu Rigonatti

Parábolas e Ensinos de Jesus - Cairbar Schutel

Espírito da Verdade - lição 39, 45 e 47 - Emmanuel

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 14/07/2011
Código do texto: T3095604
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.