Nona Aula: João Batista. o Precursor. O Advento do Messias.

1) Que fenômenos ocorreram precedendo o nascimento do Batista?

O Anjo Gabriel anunciou a Zacarias o nascimento de João "com o fim de preparar ao Senhor um povo bem disposto" (LC 1:11-19). Isabel era estéril e de idade avançada, então Zacarias duvidou do aviso do Anjo e, por isso, ficou mudo por uns tempos.

2) Que papel estava reservado para João Batista no Messianato de Jesus? Por que ele veio na frente do Mestre?

João alertava para a vinda próxima do Messias e insistia no preparo da Penitência, através do batismo e do arrependimento (Mt 3:11).

Para o refazimento espiritual é necessário endireitar os caminhos morais, aprimorando os impulsos mentais com humildade e paciência.

3) Como Jesus definiu a personalidade de João Batista? Por que ele foi executado?

João Batista foi classificado por Jesus cono o "maior dentre os nascidos de mulher" e " maior que profeta" (Mt 11:9-11).

João foi encarcerado, por ordem de Herodes, o tetrarca, por causa de sua mulher Herodíades, antes mulher de seu irmão Felipe, que havia sido asssassinado por este Herodes.

Herodíades usa de uma estratagema e instrui sua filha para que, ao dançar para Herodes no dia de seu aniversário, lhe pedisse a cabeça de João Batista. Herodes não pode furtar-se, porque havia já prometido o que ela pedisse e mandou degolar João no cárcere (Mt 14:10; Lc 9:9).

4) Qual foi o temor de Herodes quando teve conhecimento do advento de Messias?

O temor de Herodes era de que tal acontecimento lhe roubaria o trono e o poder.

5) Como foi a infância de Jesus?

Os Evangelhos pouco falam sobre a infância de Jesus, dizendo apenas que o "menino crescia e se robustecia em espírito, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava com ele" (Lc 2:40).

6) Como foi a juventude de Jesus?

Comenta-se que em Nazaré, Jesus, ainda muito jovem, frequentava a sinagoga local, e numa das primeiras vezes que lá esteve, para interpretação do texto lido do Profeta Samuel, como era comum, tomava-se uma criança para falar pelo Plano Espiritual. Jesus foi interpelado e espantou a todos pela maneira como o interpretou.

Com 12 anos de idade, seus pais o encontraram no Templo, confabulando com os doutores da Lei, surpreendendo-os com as colocações que fazia em torno das Escrituras.

"Todos estavam maravilhados com a sua sabedoria e suas respostas". Quando sua mãe o admoestou pela preocupação que passavam, ele respondeu: "Não sabeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai?" (Lc 2:49).

Dessa época até trinta anos, nada mais é mencionado nos Evangelhos.

7) Viveu Jesus entre os Essênios? Teve ele necessidade de entrar para o aprendizado das doutrinas prevalecentes no seio dessa comunidade?

Emmanuel, em "A Caminho da Luz", sustenta de modo categórico: "O Mestre, porém não obstante a elevada posição das escolas essênias, não necessitou de sua contribuição. Desde os primeiros dias na Terra, mostrou-se tal qual era, dentro da superioridade que o planeta lhe conheceu desde os tempos longínquos do princípio".

Bibliografia:

O Novo Testamento, na Bíblia

O Redentor - capítulos 3 e 5, 7 a 10, 14, 16 a 24 - Edgard Armond

Boa Nova - capítulo 2 - Humberto de Campos (Espírito)

Caminho, Verdade e Vida - lições 16 e 27 - Emmanuel

Vinha de Luz - lições 19, 76 e 85 - Emmanuel

Pão Nosso - lições 5 e 90 - Emmanuel

Fonte Viva - lição 18 - Emmanuel

Evangelho dos Humildes - capítulo III - Eliseu Rigonatti

Obras Póstumas - capítulo "Estudo sobre a natureza de Cristo", item VII - Allan Kardec

GE - capítulo XV, ites 64 a 67

A Caminho da Luz - capítulo XIII - Emmanuel

A Bíblia de Jerusalém - Edições Paulinas

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 13/07/2011
Reeditado em 11/09/2011
Código do texto: T3092835
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.