Sétima Aula: Grandeza e Decadência Política do Povo Hebreu
1) Quem foi Saul?
O primeiro rei de Israel, um homem alto e de bela aparência da Tribo de Benjamin.
2) Como foi Davi como rei?
Foi um rei justo, os tributos recolhidos eram revertidos em benefício do povo, foi um guerreiro e conquistador e construiu um império. Deixou uma esperança de paz e segurança. Foi o inspirado autor dos Salmos.
3) Como foi Salomão como rei?
Ao povo, impôs pesados tributos, trabalhos forçados. Aceitou a introdução de deuses estrangeiros, o que formou as sementes da divisão do reino depois de sua morte (1 Rs, Capítulo II). NO Antigo Testamento esta parte é chamada de "as sombras do reinado" (1 Rs, Capítulo II). Construiu o Templo de Jerusalém que foi idealizado por seu pai, associando-o à monarquia hereditária. O templo em considerado "santuário nacional".
4) O que sucedeu com as Doze Tribos de Israel, quando da desencarnação do rei Salomão?
Com a morte de Salomão, seu filho Roboão enfrenta a rebelião das tribos do Norte, dividindo o reino. Uniu as 10 tribos rebeldes. As tribos são proibidas de frequentar o Templo de Jerusalem, ao Sul, e constroem dois santuários, mas as práticas pagãs se infiltraram nelas. Roboão continuou a governar as tribos do Sul (Judá e Benjamin) tendo por capital Jerusalém. Depois da divisão do reino em Norte e Sul, passou-se a usar o nome de Palestina, aos referir-se aos dois reinos juntos.
5) Qual dos dois Reinos, o do Norte e o do Sul, foi conquistado primeiro. Quem os conquistou?
O Reino de Israel (o Reino do Norte) é submetido ao poder dos assírios em 722 a.C.
6) Por quais domínios estrangeiros a Palestina passou?
Assírios, Babilônios, Persas, Macedônios e Romanos.
7) O que é Diáspora? Comente sucintamente.
Diáspora significa dispersão e indica as comunidades judaicas estabelecidas fora da Palestina entre o último século a.C. e o século I d.C., o número de hebreus da Diáspora era de 8 a 10% de toda a população do Império Romano. Partos, medos, e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, Capadócia, Ponto, Ásia, Frígia, Panfília, Egito, Cirene, Roma, Creta e Arábia são mencionados como peregrinos em Jerusalém em Atos 2:9-11. Em atos e nas Epístolas são mencionadas muitas cidades com sinagogas judaicas.
Os hebreus da Diáspora consideravam Jerusalém como a sua capital moral, encarando-a como guia religioso. (Extraído de "Dicionário Bíblico", de John L. Mackenzie, Edições Paulinas, São Paulo, pps. 236 e 237).
Bibliografia:
A Bíblia de Jerusalém - Edições Paulinas
Mapa da Bíblia - Edições Paulinas
A Caminho da Luz - Capítulo VII - Emmanuel
Atlas da Bíblia - Edições Paulinas
Povos e Nações do Mundo Antigo - Antônio Neves de Mesquita
Iniciação Espírita - Edgard Armond