Quinta Aula: Povoamento da Terra. A Formação do Povo Hebreu

1) Por que acontecem as emigrações e imigrações coletivas do mundo?

Kardec escreve que: "Logo que um mundo alcança um dos seus períodos de transformação que o deve galgar a hierarquia, operam-se mutações em sua população encarnada e desencarnada; é então que se realizam as emigrações e imigrações coletivas".

2) Como agiram os Espíritos que foram excluídos de um mundo e mandados para outro menos evoluído?

Aqueles que, apesar da sua inteligência e de seu saber, perseveraram no mal, em sua revolta contra Deus e suas Leis, seriam a partir de então um entrave ao progresso moral ulterior, uma causa permanente de dificuldades ao repouso e felicidade dos bons.

3) Esses Espíritos levaram a influência da sua vida anterior?

Os Espíritos que forem afastados da Terra para mundos mais atrasados, sentirão, no novo mundo, quando lá encarnados, a vaga recordação intuitiva do mundo que perderam.

4) De onde se originou a raça adâmica?

Emmanuel, em A Caminho da Luz, Capítulo III, fala das raças adâmicas terrenas, originárias de um dos orbes de Capela (uma grande estrela da Constelação do Cocheiro), como conjunto de seres decaídos e degregados, que aqui na Terra foram recebidos amorosamente por Jesus, há muitos milênios. "Com essas entidades nasceram na orbe os ascendentes das raças brancas" e com o transcurso dos anos reuniram-se em quatro grandes ramos:

1 - grupo dos ÁRIAS;

2 - civilização do EGITO;

3 - povo de ISRAEL;

4 - castas da ÍNDIA.

Emmanuel, no mesmo capítulo, finaliza que "as quatro grandes massas de degredados formaram os pródromos de toda a organização das civilizações futuras, introduzindo os mais largos benefícios no seio da raça amarela e da raça negra, que já existiam".

5) O que acontecerá com os Espíritos que forem afastados da Terra, quando o nosso mundo galgar a hierarquia?

Irão para mundos mais atrasados que expiarão várias existências penosas, por meio de um duro trabalho de suas faltas passadas e seu endurecimento voluntário.

6) Qual é o primeiro Patriarca do povo hebreu (judeu)? Comente resumidamente.

Abraão é o primeiro Patriarca do povo hebreu. Segundo o povo nômade Hebreu Abraão teria sido o escolhido por Deus para dirigi-lo à Terra de Canaã, construiu um altar e formou sua aliança com seus mentores espirituais, dando início a uma religião monoteísta.

7) Que eram as Doze Tribos? Comente resumidamente.

Ao morrer Jacó dividiu a Terra Santa em doze partes, uma para cada filho (menos para Levi, porque ele ficou encarregado dos assuntos da Religião), dando origem às Doze Tribos israelitas.

Cada tribo tinha a sua assembléia de anciãos, uma Associação protetora composta de cerca de 50 chefes de família, que se reuniam na Casa do Pai e procuravam manter a ordem, o auxílio econômico aos necessitados, acordos matrimoniais etc. Cada Casa do Pai reunia marido e mulher, parentes e o próprio chefe da família, que tinha completo controle social sobre o clã. Era na Casa do Pai que se celebrava a Páscoa.

Bibliografia:

A Bíblia de Jerusalém - Edições Paulinas

A Caminho da Luz - capítulos III e VII - Emmanuel

Atlas da Bíblia - Edições Paulinas

GE - capítulo XI, itens 8, 17 a 49

Os Exilados de Capela - Edgard Armond

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 12/07/2011
Reeditado em 12/07/2011
Código do texto: T3091125
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.