Quarta aula: Gênese Espiritual, Encarnação, Migração de Espíritos

1) Em que estado o homem tem idéia da perpetuidade do ser espiritual?

No estado de intuição e de aspiração.

2) Em que forma (estado) Deus criou os Espíritos?

Deus criou os Espíritos simples e ignorantes (LE, 115). O Espírito é o princípio inteligente do Universo (LE, 23) e tem existência própria, independente da matéria, mas forma com ela os dois princípios constitutivos do Universo.

3) Como se chama o envoltório fluídico que envolve o Espírito? Donde ele é originado?

Períspirito e constitui o traço da União entre o Espírito e a matéria, e como toda matéria, ele é originado no fluido cósmico universal, o qual nesta cisrcunstância sofre uma modificação especial.

4) O que acontece com o Espírito quando ele vai encarnar? E quando vai desencarnar?

"Quando o Espírito vai encarnar num corpo humano em vias de formação, um laço fluídico que é uma expansão do seu períspirito , o liga o gérmen em cuja direção ele se sente atraído por uma força irresistível, desde o momento da concepção. À medida que o gérmen se desenvolve, firma-se o laço, sob a influência do princípio vital material do gérmen, o períspirito, que possui certas propriedades da matéria, se une, molécula por molécula, ao corpo que o forma, daí se dizer que o Espírito, por intermédio de seu períspirito, de alguma forma torna raiz no gérmen, como uma planta na terra. Quando o gérmen está inteiramente desenvolvido, a únião é completa, e então ele nasce para a vida exterior" ( A Gênese, capítulo XI, item 18).

Na desencarnação o Espírito se solta, molécula por molécula, como um dia se uniu, recuperando sua liberdade.

5) É a partida do Espírito que causa a morte do corpo, ou a morte do corpo que causa a partida do Espírito? Comente.

A morte do corpo que causa a partida do Espírito.

6) Os Espíritos progridem no intervalo das existências corporais?

Sim, examinam o que fizeram na vida terrestre, passam em revista o que aprenderam, reconhecem suas faltas, traçam planos e tomam resoluções para que em nova existência possam fazer melhor. O princípio da reencarnação é uma consequência da Lei do Progresso.

7) Que são emigrações e imigrações coletivas de um mundo para outro?

Delas resulta a introdução na população de um globo, de elementos inteiramente novos, novas raças de Espíritos que vêm se misturar às raças existentes, constituem novas raças de homens e como os Espíritos não perdem jamais o que adquiriram, trazem com eles a inteligência e a intuição dos conhecimentos que possuem, imprimem seu caráter à raça corporal que vieram animar. (A Gênese, Capítulo x, item 37).

Bibliografia:

GE - Capítulos XII. itens 1 a 17 e XII - itens 17 a 49.

A Caminho da Luz - Capítulo III - Emmanuel

Os Exilados de Capela - Edgard Armond

Evolução em Dois Mundos - Capítulos II e X - André Luiz

No Mundo Maior - Capítulo 4 - André Luiz

(1) Deus, o Homem e o Universo - capítulo Donde Vem a Vida? E Existe Alma? - Edição da Livraria Tavares Martins - Porto, Autores Diversos.

Iniciação Espírita - Edgard Armond (item - A Evolução nos Diferentes Reinos)

Roseli Princhatti
Enviado por Roseli Princhatti em 12/07/2011
Reeditado em 12/07/2011
Código do texto: T3090667
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.