Comum= como+um



Comum=como+um

Comunhão, do grego, koinonia, para um ideal de convivência, sempre lado a lado, de braços dados, de mãos entrelaçadas , fisicamente compartilhadas , corporificadas...
No hebraico, habar, que significa união, ajuntamento, envolve convívio, onde pessoas com sentimentos semelhantes se agregam, buscando um bem – estar.
Esta mesma palavra , no latim , communione, significa ter algo em comum, encontra-se o sentido de que as conquistas de um podem ser a de todos, reciprocamente.
Como será que está o verdadeiro sentido desta palavra hoje? Que dimensão terá koinonia, quando algumas pessoas se reúnem para confabular, comer juntas , ir ao culto ou comemorar eventos familiares?
E entre irmãos consangüíneos, marido e mulher, mãe e filhos, como se encontrará a dispensação da união e amor fraternais ?
Como quebrar os muros de resistência no compartilhar a dor, a frustração de algo que não foi resolvido? Como pedir e ofertar perdão ao ser que está do nosso lado e nos machuca?
Talvez seja preciso a rendição do eu, pedir ajuda a Deus, que nos purifica de todo pecado e nos encoraja a ser.
Jesus nos toma para ensinar o caminho da cruz: vertical pelo encontro com o que há de mais sublime, horizontal, ao sermos inebriamos do seu contato.
Não deixe para dar ou pedir perdão a alguém depois que a pessoa morrer. “Não se faça de rogado dizendo:” – “bem que eu poderia ter me aproximado, bem que eu poderia tê-lo perdoado.”

Cida Maia, 12 de Julho de 2011




Cida Maia
Enviado por Cida Maia em 12/07/2011
Reeditado em 12/07/2011
Código do texto: T3089651
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.