Terceira Aula: A Gênese Mosaica e a Gênese Kardequiana
1) Quais são as duas partes em que se compreende a "Gênese (Criação)?
A história da formação do mundo material e a história da humanidade, cosiderada em seu duplo princípio, corporal, e espiritual.
2) O que representam os "seis dias" da criação, mencionados na Bíblia?
Representam seis longos períodos geológicos, com o que a própria Igreja hoje reconhece.
3) O que rezam as tradições do mundo espiritual no tocante à direção de todos os fenômenos do nosso sistema planetário?
Rezam as tradições do mundo espiritual que na direção de todos os fenômenos do nosso sistema, existe uma Comunidade de Espíritos Puros e Eleitos pelo Senhor Supremo do Universo, em cujas mãos se conservam as rédeas diretoras da vida e de todas as coletividades planetárias.
4) O que diz Kardec sobre a Gênese bíblica?
"Não rejeitemos , pois a gênese bíblica; estudemo-la, ao contrário, como se estuda a história da infância dos povos". É uma época rica de alegorias , das quais é preciso procurar o sentido oculto, ela deve ser comentada e explicada com o auxílio das luzes, da razão e da Ciência.
5) De onde se originaram todos os corpos encontrados no Universo?
A inumerável variedade dos corpos da natureza resulta de um número pequeno de princípios elementares, combinados em proporções diferentes. Esses "princípios elementares": oxigênio, hidrogênio, azoto, carbono, cloro, iodo, flúor, enxofre, fósforo, e todos os metais. Na Tabela de Mendeleiev são 92 corpos simples. Hoje se fala em 103 corpos simples.
6) O que são seres orgânicos?
O princípio vital.
7) Como é o homem do ponto de vista antropológico?
do ponto de vista antropológico, o Homem pertence ao Reino Animal:
- sub-reino metazoa;
- classe dos mamíferos;
- ordem dos primatas antropóides;
- família homínideos, gênero Homo, espécie sapiens.
Bibliografia:
GE - capítulos IV, item 2, VII, X, XI e XII - Allan Kardec.
Evolução em dois mundos - capítulo IV - André Luiz
LE - perguntas 60, 591 e 601 - Allan Kardec
A Caminho da Luz - Capítulos I, II e III - Emmanuel
Evolução Anímica - Capíulo I - Gabriel Delanne
Os Exilados de Capela - Edgard Armond