Semblante

“... E atentou O Senhor para Abel e para sua a oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o seu semblante. E O Senhor disse a Caim: por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? (Gênesis 4:5-6).

Estou certa de que o semblante é uma externação do que está dentro de nós. Caim, o primeiro homicida, mostrou-nos claramente isso. Um aspecto tombado pelo peso da sua ira.

Nosso semblante denuncia-nos quando estamos, preocupados ou aliviados, saudáveis ou enfermos, tristes ou alegres, animados, ou vencidos pelo desanimo, ou mesmo ressentidos, e serve-nos de sinal, uma espécie de alerta quando as coisas não vão muito bem dentro de nós.

É lamentável o momento em que vivemos. A era do culto ao corpo e nada parece mais importante aos homens que tentar mascarar seu estado interior supervalorizando a aparência exterior. Intervenções cirúrgicas, academias, técnicas de maquiagem parece tomar o lugar daquilo que deveria ser o mais importante, o cuidado com o coração. E todo esse esforço é vão, pois tais artifícios seriam incapazes de transformar um coração triste, amargurado, ou preocupado, num semblante feliz e tranquilo.

Segundo o escritor de provérbios, o coração alegre, aformoseia o rosto. Não existe um meio mais simples de alcançar a verdadeira beleza senão por esse intermédio. E é obvio que o conceito de alegria na Bíblia é completamente diferente da noção de alegria que o mundo tem. Essa, a alegria de que trata as Escrituras é fruto de um encontro pessoal e legitimo com Cristo.

Por tudo isso fica-nos dois importantes conselhos:

Cuidemos do nosso interior. Cultivando sentimentos saudáveis para que possamos expressar em nossa face o que de melhor Deus nos concedeu. E que sejamos sensíveis o suficiente para observar nos semblantes aquilo que por alguma razão os lábios silenciam.

As expressões nos falam muito mais do que palavras.

Silvana Sales.

sil sales
Enviado por sil sales em 10/07/2011
Reeditado em 26/09/2011
Código do texto: T3086673