Adversidades

         Um dia.. Uma moça queixou-se a sua mãe sobre sua vida e de como as coisas estavam tão difíceis para ela. Ela já não sabia mais o que fazer e queria desistir. Estava cansada de lutar e combater. Parecia que, assim que um problema estava resolvido, outro surgia.

       Então, sua mãe levou-a a cozinha. Encheu três panelas com água e colocou cada uma delas em fogo alto. Logo, as panelas começaram a ferver. Em uma delas, colocou cenouras, em outra ovos e, na última pó de café. Deixou que tudo fervesse, sem dizer uma palavra. A filha deu um suspiro e esperou impacientemente, imaginando o que ela estaria fazendo.
       Minutos depois, ela apagou o fogo. Pegou as cenouras, os ovos e o café, colocando-os em recipientes separados. Virou-se a filha e perguntou:
       - Querida, o que você está vendo?
       - Cenouras, ovos e café ela respondeu.
       Ela a trouxe para mais perto e pediu-lhe para experimentar as cenouras. Ela obedeceu e notou que as cenouras estavam macias. Ela, então lhe pediu que pegasse um ovo e o quebrasse. Ela obedeceu e, depois de retirar a casca, verificou que o ovo endureceu com a fervura. Finalmente, ela lhe pediu que tomasse um gole do café. Ela sorriu ao sentir seu aroma delicioso e então perguntou:
       - O que isto significa mãe?
       Cada um destes, a cenoura o ovo e o café; enfrentou a mesma adversidade, a água fervente, mas cada um reagiu de maneira diferente. A cenoura, outrora crua e rígida, amoleceu e se tornou frágil. Os ovos, antes frágeis, mesmo com sua casca protegendo o líquido interior, tornaram-se firmes e mais resistentes, Já o pó de café é incomparável depois que o coloquei na água fervente, ele mudou a própria água.
       Após profundo silêncio, a mãe prosseguiu:
       - Qual deles é você? Quando a adversidade bate à sua porta, como você responde? Você é a cenoura, o ovo ou o pó de café? Você é como a cenoura, parecendo firme e forte, mas com a dor e a adversidade, murcha e se torna frágil, perdendo a sua força? Ou será que você é como o ovo, começando maleável, mas depois de sofrer alguma pressão da vida, torna-se duro? Sua “casca” até parece à mesma, mas por dentro, você está dura. Será que você é como o pó de café? Você transforma o meio que a aflige, altera o que está trazendo a dor e oferece algo melhor e mais gostoso do que havia antes da adversidade. Elas se abraçaram e choraram de alegria por ter uma à outra.

Autor: Rádio Mais Louvores