ESTUDO BÍBLICO - 1

BASE DA REFLEXÃO: Mateus, 9, 14-17)

Iniciamos, a partir de hoje, um estudo bíblico das passagens mais difíceis da Bíblia. Esperamos, com isto, contribuir para a divulgação da santa palavra de Deus.

Hoje, vamos meditar sobre o Evangelho de São Mateus, capitulo 9, versículos de 14 a 17.

“Discussão sobre o jejum. Por esse tempo, vieram procurá-lo os discípulos de João, com esta pergunta: “Por que razão nos e os fariseus jejuamos, enquanto os teus discípulos não jejuam?”. 15Jesus respondeu-lhes:”Por acaso podem os amigos do noivo estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão, quando o noivo lhes será tirado; então, sim, jejuarão. 16 Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, porque o remendo repuxa a roupa e o rasgo torna-se maior. 17 Nem se põe vinho novo em odres velhos; caso contrário, estouram os odres, o vinho se entorna e os odres ficam inutilizados. Antes o vinho novo se põe em odres novos; assim ambos se conservam”.( 1 )

****************************************************

Reflexão A.BigCuore: Jesus se refere à roupa velha e odres velhos, como sendo os preceitos do judaísmo, mormente em sua parte mais arcaica e fora de propósito. Ele rejeita e, (comprou muita briga com os fariseus por causa disto), os preceitos arcaicos das Leis de Moisés e instituiu a nova lei, desta feita, a verdadeira Lei do Amor desinteressado. Amor de infinita misericórdia, que acolhe o pobre, a viúva, e todo aquele que sofre a opressão do Maligno ou doenças físicas, mentais e espirituais.

A Antiga Aliança feita com os profetas teve a sua validade (e hoje tem ainda muita importância para os judeus), mas com a encarnação do Grande Mestre Jesus, ela perde a sua importância para os cristãos.

Ou seja, Jesus instituiu a NOVA E ETERNA ALIANÇA,(Fazei isto em memória de Mim, na última Ceia com os Apóstolos), imolando-se numa cruz para a remissão de nossos pecados. Ele resgata o homem velho, tornando-o novo pelo seu sangue derramado.

Para Ele o que importa agora é o Amor! E não a forma!. Jesus se preocupa com a essência das coisas e não com a forma. Não que nós cristãos, rejeitamos o Antigo Testamento, tanto que na liturgia católica, sobretudo na liturgia da palavra, proclamamos sempre uma leitura do Antigo Testamento e um Salmo especifico para cada dia.

Em síntese, Jesus institui o Espírito Novo do Reino de Deus. Amém!

Bênçãos de saúde, paz, prosperidade, harmonia e muita alegria em seu coração, meu irmão e minha irmã em Cristo Jesus! Shalom!

****************************************************

(*)autor é Escritor, cantor e compositor em São Paulo,SP. Acesse e divulgue seu link: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (c.mais de 1.500 textos e 296.000 leituras. Poemas bíblicos, frases, pensamentos, crônicas, músicas e vida saudável. Confira!!!(05.07.2011, 3a.feira, às 15,38 hrs.)

****************************************************

Fonte: Bíblia de Jerusalém, pg.1.854, Paulus Editora.

Obs. Nosso estudo terá sempre como base esta Bíblia que eu reputo como a mais completa, a mais valiosa.