Quem é Jesus?

 
Em uma passagem do evangelho Jesus pergunta para seus apóstolos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem ? Responderão: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo!

Trazendo esta mesma indagação feita por Jesus para a sociedade de hoje a cada um de nós de maneira particular qual seria nossa resposta? É difícil responder esta pergunta, porque ela nos compromete e nos coloca diante de uma transformação radical de vida talvez saibamos teoricamente e não temos a coragem de assumir de fato quem é ele, agindo como aquele jovem rico.

Se entendermos ele como grande homem que esteve no meio de nós nos ensinou, deixou seu legado e que através de seus atos e palavras nos ajudou há compreender um pouco mais sobre o amor ao próximo acredito que se torna importante sua existência, mas ainda assim, não nos leva a compromissos ou seja, transformações substanciais interiormente.

Se não sabemos quem é ele, então temos que buscar a conhecê-lo de maneira mais profunda, e certamente este conhecimento nos provocará á mudanças. No entanto, o que ocorre é que temos certos conceitos e atitudes que não queremos abrir mão. Neste caso, viver a ignorância para muitos é a melhor maneira de não compromissar com a ética, com a fé, com o meu irmão, com os valores morais, com a vida e sobre tudo com meu corpo.

Agora se realmente sabemos quem é Jesus, neste caso, acabamos sendo responsáveis pelos nossos atos, mas por outro lado esta revelação já é a manifestação do próprio Espirito Santo em nós. Sendo assim, esta manifestação significa dizer que aquele que de fato sabe quem é Jesus sua vida já se encontra em comunhão com ele.

O ser humano vive num constante conflito interior. O conflito entre a carne e o Espirito. A carne vem do humano e é corruptível, já o Espirito vem de Deus é santificado. A carne sofre as influencias da matéria, alias é composta da própria matéria, por elementos físicos e químicos existentes na natureza. O Espirito pelo contrario, é transcendental, é a essência de Deus no Homem. Por meio do Espirito, Deus vem santificar a carne, vem trazer a santidade a está matéria.

Quando compreendemos quem é Jesus somos movidos a uma confiança radical aos compromissos desta descoberta e capazes de perceber nossa força nele e então, enfrentamos nossas dificuldades, lutamos de maneira concreta anunciando, denunciando e construindo o Reino de Deus no meio de nós e sobre tudo, na busca desta santificação do homem por inteiro.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 03/07/2005
Reeditado em 30/06/2013
Código do texto: T30618
Classificação de conteúdo: seguro