O verdadeiro amor

O que é o verdadeiro amor?

Esta pergunta é de difícil resposta, nos dias em que vivemos percebemos que cada vez mais os padrões impostos sobre o amor são superficiais e utópicos.

Vejam só:

- o que as novela ensinam sobre o amor? Ver a primeira vez e palpitar o coração, passa o tempo e armações, perdas, traições e por fim juntos depois de mortes vem o casamento e o filho, e viveram felizes para sempre!

- os filmes são romances rápidos que terminam em um casal feliz, as vezes varia só para não perder a graça.

- no teatro a coisa não é diferente.

Tendo um foco social, todos querem uma melhora ao próximo, mas se eu fizer um pouquinho quem sabe melhora, a minha parte estou fazendo, mas ninguém percebe que os desejos egoístas é que trazem a diferença social ao mundo,e certamente não irá melhorar, pois está claro que o ser humano não conhece o verdadeiro amor.

Vamos lá, Jesus Cristo (para quem acredita) contou uma certa história uma vez quando foi indagado por um certo intérprete da Lei: O Bom Samaritano citado na Bíblia em (Lc. 10 : 25 - 37), seu objetivo era único, exemplificar o que é realmente amar, e que a única fonte do amor é Ele, sem entendermos isto apenas viveremos um amor superficial. Vamos ver um esboço desta história:

"Um homem judeu foi assaltado e está caído na estrada, passam primeiro um sacerdote (homem justo do templo) e não o ajuda, depois passa um Levita (Judeu da tribo de Levi) e também não o ajuda, logo em seguida passa um Samaritano (Homem de Samaria, que não se davam com os Judeus) e o coloca em seu animal, leva-o a hospedaria, cuida dele e precisando se ausentar deixa algumas moedas para o dono do lugar para cuidar do judeu ferido, e disse que se não fosse suficiente na volta ele pagaria a diferença, mas que eles cuidassem bem do doente".

O que esta história ensina sobre amor?

Vamos interpretá-la

Os personagens:

Um Judeu ferido depois de um assalto. (Vers. 30)

Sarcedote: Judeu membro do templo (Vers. 31)

Levita: Judeu membro da tribo de Levi (Vers. 32)

Samaritano: Nascido em Samaria, não se dão com os judeus, inimigo (Jo. 4-9).

Atitudes do Samaritano em frente de uma situação de vingança:

1-Por ser Samaritano o homem da história poderia apenas ser indiferente como foram os judeus em relação ao homem semimorto.

2-Poderia ter concluído dando o golpe final.

3-Em ambas escolhas ele poderia descarregar o fardo do ódio entre os dois povos, concluindo uma vingança.

Ou agir tratando o homem caído conforme o descrito em Lucas 6: 27- 30.

- Fazer o bem aos que nos odeiam

- Orar e bendizer os que nos maldizem

- Oferece a outra face

- não entra em contenda quando injustiçado

- Fazer o próximo o que deseja para si

O verdadeiro amor?

Indagado por Jesus o interprete da lei citado em "Lucas 10-25" colocou como resumo dos mandamentos relacionados ao amor a Deus sobre todas as coisas e o amor ao próximo como a ti mesmo, mas que tipo de amor é este?

Em Lucas 6 : 32 – 36 temos a resposta:

- Qual a recompensa tem em amar os que vos amam, fazer o bem a que te faz bem, emprestar afim de receber, os pecadores também os fazem.

- Porem devemos amar os inimigos, fazer o bem e emprestar sem esperar o pagamento ou o retorno.

- Fazendo isto seremos filhos do altíssimo e cumpriremos o verdadeiro mandamento.

E Quem verdadeiramente é o próximo?

Voltando a história vemos a resposta de Jesus ao interprete da lei.

Pela lógica o sarcedote e o levita eram próximo do homem semimorto (por serem judeus), porém não lhe fizeram o bem, passaram sem ajudar. (Vers. 31-32)

O homem de samaria, que não se davam bem com os judeus, o recolheu o levou a uma hospedaria e tratou dele, e precisando se retirar deixou um tanto em dinheiro para as despesas necessárias, e caso necessitasse mais, pagaria na volta. (Vers. 33 - 35)

Jesus então confronta o interprete da lei, quem foi o próximo desta história, e o interprete teve que responder contrariado que fora o samaritano devido à sabedoria de Jesus na colocação da historia (Vers. 36 - 37)

Concluindo a história, Jesus fala ao interprete da lei que ele proceda de semelhante modo, porque o mesmo não o fazia. Toda esta historia fala de atitude ativa do amor, qual tem sido nossa atitude em relação as pessoas. Amamos por conveniência ou por atitude?

Assim, o verdadeiro amor não está relacionada a uma atitude pensando em nós mesmos, prazer pessoal, ser reconhecido como uma pessoa boa, uma pessoa caridosa, mas sim se amamos e cuidamos dos nossos inimigos, porque amar alguém da família é fácil (e mesmo assim nos dias atuais não é bem assim, quantas mortes e conflitos nas famílias), agora amar quem não conhecemos ou que nos faz mal, você tem coragem de amar e perdoar uma pessoa que mata outra, ou alguém que mentiu a você no passado e causou grande dano? Veja bem, eu sou confrontado constantemente com estas questões e percebo cada vez mais porque nosso planeta está caminhando para destruição. Mas existem as exceções, vejamos o exemplo do homem que estava no tribunal em frente do "serial killer" de Green River (homem que matou mais de 60 mulheres), ele como pai falou ao assassino que nunca chorara ou tinha apresentado emoções, ele disse: "Você no mostrou como é difícil cumprir com o verdadeiro mandamento de Deus, mas mesmo assim nossa família te perdoa", quando aquele homem falou isto ao assassino, ele caiu em prantos e pela primeira vez mostrou alguma reação, este é o poder do perdão e do verdadeiro amor, aquele homem que apresentou o perdão certamente era homem de Deus. O homem é indiferente e egoísta, precisamos aprender a amar e se aproximar verdadeiramente de Deus, creia n'Ele hoje e tenha sua vida mudada.