O JESUS DA BÍBLIA
INTRODUÇÃO
Encontramos na Bíblia, Jesus dizendo: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (João 14.6). Quem é este Jesus que é o único caminho que pode nós levar a Deus?
Quem é sua mãe? Ele teve irmãos ou irmãs? O que a Bíblia pode nos dizer sobre este Jesus?
Bem, vamos buscar na Bíblia informações e respostas para nossas perguntas sobre Jesus.
A mãe de Jesus
O nome da mãe de Jesus se chamava MARIA (Mt 1.16). Jesus foi gerado no ventre de Maria pelo Espírito Santo (Mt 1.18 a 20). Sendo assim Jesus foi à única pessoa nascido que não teve pai biológico (Mt 1.20).
O PAI adotivo de Jesus
Maria se casou com José, depois de Jesus ter sido gerado pelo Espírito de Deus na barriga de Maria, portanto José aceitou a gravidez de Maria (Mt 1.18 a 24), sendo assim o pai de criação do menino Jesus foi José.
OS IRMÃOS DE JESUS POR PARTE DE MÃE
Marcos 6.3: Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.
O termo para se referir aos irmãos de Jesus é “ADELPHÓS”. O que deixa claro que Tiago, José, Judas e Simão, são de fato meios irmãos (filhos da mesma mãe) de Jesus, e não primos. Para se referir a primos ou parentes, o original grego usa o termo “SUGGENES”.
Provas de que Maria teve outros filhos
1. A profecia do Antigo Testamento já dizia que Maria teria outros filhos, e que Jesus teria outros irmãos.
“Tenho-me tornado um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe (Sl 69.8).
2. O Senhor é chamado de primogênito de Maria (Mt 1.25; Lc 2.7).
O termo primogênito vem do original grego “prototokos”.E este termo é usado para se referir ao primeiro de muitos outros.
Se Maria não tivesse outros filhos além de Jesus, o termo usado seria “monogenes”. Pois esta palavra se refere a único filho, única filha.
3. Existem muitas passagens que falam dos irmãos de Jesus.
1 Mateus 12.46,50
2 Marcos 3. 31 – 35
3 Marcos 6.3
4 Lucas 8. 19,20
5 Atos 1.14
6 Gálatas 1.19.
A bíblia diz que Jesus foi o primogênito de Maria. Ou seja, ele foi o primeiro filho, mais não o único. Isto quer dizer que Maria teve outros filhos. Então Jesus teve irmãos.
Onde Jesus nasceu?
Ele nasceu em Belém da Judéia (Lc 2.1 a7). Em Miquéias 5.2, Deus eliminou todas as cidades do mundo, escolhendo Belém, uma localidade com menos de 1000 habitantes, para ser o berço natal do Messias. Belém da Judéia era uma aldeia que ficava a uns 8 km. Ao sul de Jerusalém. Embora Jesus tenha nascido em Belém, foi criado e passou toda a adolescência em Nazaré, na Galiléia (Lc 1.26; 2.39,51; Mt 2.23).
Data aproximada do nascimento de Jesus
Ele nasceu nos dias do Rei Herodes. Esse Herodes (Mt 2.1), morreu no 4 a. C. Portanto, Sobre o nascimento de Jesus sabemos muito pouco. Conforme estudos o ano mais provável do nascimento de Jesus é 5 ou 6 antes da era cristã. A data que Jesus nasceu é desconhecida, porém no século IV, começou a ser usado o dia 25 de dezembro como a data do nascimento de Jesus.
O NOME E TÍTULOS DE JESUS
E Jacó gerou a José, marido de Maria, da qual nasceu JESUS, que se chama o Cristo (Mt 1.16).
A expressão grega christos é equivalente a Messias, que, em hebraico, significa “o Ungido”.
Jesus (em hebraico Yehoshú’a) significa Yahweh Salva ou “O SENHOR é a Salvação”. Yahweh é o nome judaico impronunciável sagrado e sublime de Deus, na maioria das vezes traduzido por: SENHOR.
TÍTULOS DE JESUS
Is 9. 6 Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
O Jesus da Bíblia é Deus forte
Jesus é muito mais que um grande líder. Um líder religioso ou político não pode fazer o que Jesus fez e faz! Ele é digno de nossa adoração.
Este Jesus deve ser adorado.
1. Os anjos adoram a Jesus . E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem (Hebreus 1.6).
2. Assim com os discípulos adoraram a Jesus, nós também podemos adorá-lo. E logo ordenou Jesus que os seus discípulos entrassem no barco, e fossem adiante para o outro lado, enquanto despedia a multidão (v.22). Então aproximaram-se os que estavam no barco, e adoraram-no, dizendo : És verdadeiramente o Filho de Deus (v.33) {Mateus 14.22,33}.
3. Jesus começou a ser adorado já no inicio de sua vida aqui neste mundo. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra (Mateus 2.11).
Anjos e Pessoas não podem ser adorados (At 10.24,25;Ap 22.8,9).
Jesus disse que Ele e o Pai (Deus) São um. Também disse “ quem me vê a mim, vê aquele que me enviou” (Jo 12.45;Jo 10.30). Ou seja assim como o Pai pode ser tão unido a Jesus, ao ponto de ser considerado um. Então podemos adorar a Jesus.
Adoramos a Jesus, pois ele é o Deus forte.
João 1.1-3: Antes de existir qualquer coisa, Cristo já existia, e estava com Deus. Ele criou tudo o que há - não existe nada que ele não tenha feito. Nele está a vida eterna, e esta vida traz luz a toda a humanidade.
Um dos próprios discípulos deixa clara que de fato Jesus é Deus. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e Deus meu! (João 20.28).
Não existem três deuses, mais sim três pessoas distintas em um só Deus. Exemplo.
Três lados formam um só triângulo. Assim também três pessoas (Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo) É um só Deus.
Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR (Deuteronômio 6.4).
A MISSÃO DE JESUS NESTA TERRA
Morrer por nós (1Co 15.3: Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras).
Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores (Rm 5.8).
Cristo tornou-Se um ser humano, e morou aqui na terra entre nós, e era cheio de perdão amoroso e da verdade. E alguns de nós vimos a glória dEle - a glória do Filho único do Pai celeste! (João 1.14- Bíblia Viva).
O QUE SIGNIFICA A PALAVRA PECADO NA BÍBLIA?
Pecado significa:
1. Praticar o mal;
2. Rebeldia contra a vontade de Deus;
3. Incredulidade. Etc (BEP). Pecado é um termo usado dentro de um contexto religioso para designar qualquer desobediência à vontade de Deus.
Como o Pecado entrou no mundo?
O pecado entrou no mundo por meio de Adão, daí para frentes todos os seres humanos nascem em pecadores (Rm 5.12;3.23). Por isso Jesus veio a esta terra para morrer em nosso lugar ( Is 53.4 a 6; 1Pe 2.24).
Jesus em relação ao Pecado
1. Ele pode perdoar pecado (Mt 9.6; Lc 7.47;Ef 4.32)
2. Ele nunca pecou (2Co 5.21; Hb 4.15; 1Pe 2.22).
O Jesus da Bíblia não está morto
Você conhece algum líder religioso que morreu e ressuscitou?
Jesus Cristo é o único que morreu em uma sexta-feira e ressuscitou no domingo e está vivo para todo sempre.
Ele foi crucificado (Mt 27.33 a 37) na sexta (Mc 15.42,43; Lc 23.54).
Por volta das três horas da tarde ele morreu (Mt 27.46,50). E domingo ressuscitou e apareceu para Maria Madalena e depois aos seus discípulos (Mc 16.9;Jo 20.19,20).
“E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém (Ap 1.18)”.
VERDADES SOBRE JESUS
Ele é:
1. O Criador (Cl 1.16,17);
2. Deus (Jo 20.28; Rm 9.5);
3. O único que pode nós levar ao Deus Pai (Jo 14.6);
4. O único que pode nos salvar (At 4.12);
5. O único mediador entre Deus pai e os seres humanos (1Tm 2.5);
6. Só nos tornamos filhos de Deus quando recebemos e cremos em Jesus (Jo 1.11,12).
CRÊ OU NÃO CRÊ EM JESUS
As maiorias das pessoas dizem que crê em Jesus. Porém muitas dessas pessoas estão enganadas, pois quem de fato crê em Jesus não só ouve as suas palavras como também as praticam (Mt 7.24 a 27; Tg 1.22).
Crer em Jesus significa
1. Que cessamos de viver ‘da nossa maneira’ e colocamos total confiança em Jesus;
2. “Obedecê-lo” em tudo;
3. Crer significa que colocamos nossa vida em Suas mãos, com nossa alma; que confiamos Nele para obter vida eterna.
DUAS PERGUNTAS SOBRE CRÊ
1. O que nós ganharemos se crermos em Jesus?
Ganharemos:
1) Vida Eterna (Jo 5.24);
2) Não seremos Condenados (Jo 5.24);
3. Iremos morar eternamente com Jesus (Jo 14.2 a 3; Fp 20 a 21).
2. O que acontecerá se não crermos em Jesus?
1) Seremos condenados (Jo 3.18);
2) Seremos lançados no lago de fogo, pois os nomes dos condenados certamente não estarão escritos no livro da vida (Ap 20.15).
Deus é amor e não vai lançar no lago de fogo aqueles que amam a Jesus! Você ama Jesus?
Quem realmente ama Jesus?
Apenas falar que amamos a Jesus, não significa que o amamos realmente! Somente aquele que guarda os seus mandamentos é quem de fato o ama.
João 14.21: Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.
Então quais são os mandamentos de Jesus?
Dentre os muitos mandamentos vejamos alguns.
1) Crê em Jesus (Jo14.1);
2) Mamar uns aos outros (Jo 13.34);
3) Andar em Jesus (2Jo 6);
4) Buscar em Primeiro lugar o reino de Deus (Mt6.33).
5) Ter uma só palavra (Mt 5.37);
6) Não deixar de congregar (Hb 10.25).
Se alguém não quiser amar Jesus, também não deve querer a proteção e ajuda de Jesus.
Então, Você ama de fato a Jesus? Se obedecermos aos mandamentos dele, significa que amamos Jesus.
Existem pelo menos três atitudes que as pessoas que desejam a Salvação precisa demonstrar.
1) Crê com o coração; 2) Confessar e 3. Receber a Jesus
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação (Rm 10.10). Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome (João 1.12).
VOCÊ JÁ FEZ A SUA CONFISSÃO AO JESUS DA BÍBLIA?
Exemplo de uma confissão.
Jesus eu confesso que sou pecador. Confesso que tu és o único Salvador. Eu confesso que vou obedecer aos teus mandamentos. Eu confesso que te recebo como meu Senhor e quero crê de verdade em te para que, assim me tornes filho de Deus. Amém.
ASSIM DISSE JESUS:
Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus.
Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus (Mt 10.32.33).
11 Perguntas e respostas sobre a salvação
1.Todas as pessoas serão salvas?
Não. Deus deseja a salvação de todos, é o que está escrito na bíblia em 1 Timóteo 2.4, porém, para ser salvo cada pessoa precisa aceitar a salvação de Deus na pessoa de Jesus Cristo. Como muitos não aceitam a Jesus, conseqüentemente estão negando a sua própria salvação.
A BÍBLIA DIZ: Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus (João 3.18).
2. Se uma pessoa morrer sem Jesus, ela terá ainda alguma chance de salvação?
Não. A salvação é oferecida gratuitamente a todos aqueles que em vida recebem Jesus como seu Salvador e permanece fiel até o fim. Em Hebreus 9.27 está escrito que aos homens está ordenado morrer apenas um vez, vindo em seguida o juízo.
Em momento algum a bíblia diz que existe uma segunda chance para aqueles que morreram sem Jesus, na História do Rico e Lázaro (Lucas 16.19-31) fica claro a existência de apenas dois caminhos após a morte, céu ou inferno!
3. Não quero compromisso com Jesus agora, mas no último momento vou me entregar para ele e ganhar a minha salvação, será que serei salvo? Esta é uma estratégia suicida, pois o homem pensa que tem o controle de sua vida. E se esta noite o Senhor pedir a sua alma? Porventura a morte manda avisos? Em Lucas 12.20 está escrito: Louco, esta noite te pedirão a tua alma. E o que tens preparado para quem será?
4. A salvação depende de Deus ou de nós?
Veja o que diz em João 3.16-17:
16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
Veja que o plano da salvação veio de Deus e Jesus executou este plano dando a sua vida por nós, porém, devemos aceitar o sacrifício de Jesus e submeter a nossa vida aos pés do Senhor.
Desta forma podemos afirmar que a salvação vem de Deus na pessoa de Jesus e depende de nós aceitarmos ou não esta tão grande salvação.
5. Acho que eu já pequei muito, tem certeza de que posso ainda ter a salvação?
Jesus veio para salvar o mundo, não para condená-lo (ver pergunta anterior). Deus odeia o pecado, seja ele qual for, mas ama o pecador e estará disposto a perdoar quando este humilhar na presença de Deus e se arrepender de seus maus caminhos.
Veja o que a bíblia diz em Isaías 55:7. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar.
6. Mas se uma pessoa não for salva o que vai acontecer com ela?
Infelizmente ela será condenada ao inferno.
7. Como a BÍBLIA descreve o inferno?
Mateus 13.42: E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Mateus 25.46: E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Macros 9. 43 E, se a tua mão te escandalizar, corta-a; melhor é para ti entrares na vida aleijado do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga,
44 Onde o seu bicho não morre, e o fogo nunca se apaga.
Apocalipse 21.8: Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.
8. E quanto tempo ela vai ficar no inferno?
Nós somos criaturas eternas, ou seja, quem for para o céu ficará no céu eternamente e quem for para o inferno ficará no inferno eternamente. Mateus 25.46: E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
9. Se eu for uma pessoa boa e caridosa também posso ganhar a salvação?
Ser bom e caridoso é algo desejável para todos aqueles que desejam ser salvos, porém, em momento algum pode ser usado como mérito para a salvação. Não podemos salvar a nós mesmos, ou seja, por melhores que sejam as nossas ações ainda assim dependemos totalmente de Jesus para sermos salvos e SOMENTE em Jesus poderemos chegar ao céu.
Atos 4.12: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
Efésios 2. 8.Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
9 Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
10. Quando eu morrer minha família poderá mandar rezar muitas missas para a minha alma, isto não ajudará na minha salvação?
Não. Esta é uma prática totalmente errada e sem valor algum. Em Romanos 14.12 está escrito: De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Fica claro que a salvação é individual e temos que obtê-la em vida por nossas próprias escolhas e decisões. Depois de morto, nada poderá mudar o destino que nós mesmos escolhemos em vida! Portanto, escolha Jesus, pois é tudo que você vai precisar!
11. O que significa salvação?
É o livramento da condenação do lago de fogo,o qual está destinado a todos que não estiverem com seus nomes no livro da vida (Ap 20.15).
Conclusão.
Um dia teremos que morrer, mas quem realmente crê no Jesus da Bíblia passará da morte para a vida eterna (Jo5.24).
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno (Daniel 12.2).