AMIGOS, AMIGOS, NADA A PARTE.

AMIGOS, AMIGOS, NADA A PARTE

Amizade é algo muito importante. No entanto, devido à correria do dia a dia, o estresse e as individualidades decorrentes da ganância e a competição desordenada, as amizades tem sido um pouco menosprezadas, dando lugar ao "cada um por si e Deus por todos".

Ter amigos é algo muito importante, como disse o salmista certa vez: “tem amigo que é mais chegado que um irmão". Devido às decepções da vida, muitos já não confiam e não acreditam que existam amizades verdadeiras. Mas, veja só o que aconteceu em uma cidade da antiguidade em que se chamava Cafarnaum - existia ali um paralítico que há muitos anos vivia deitado em uma cama sem poder locomover-se, no entanto, ele tinha três amigos que o ajudava a deslocar-se de um lugar para outro quando necessário. Certo dia ficou sabendo que Jesus estava na cidade e imaginou que poderia ser curado se chegasse até Jesus. Pediu então aos seus amigos que o levasse até a presença do mestre, mas chegando a casa onde Jesus estava se depararam com um grande obstáculo, uma grande multidão que cercava a casa para ouvir Jesus e também receberem curas. E agora o que fazer? Como furar aquele bloqueio? As pessoas se apertavam, pois também queriam receber curas, não iam permitir que eles entrassem com o paralítico deitado em uma cama, pois se depararam com o pior dos obstáculos, o ser humano. Note que Jesus sempre tinha e tem algo para oferecer, por isso que Ele era seguido por grandes multidões onde passava ou chegava.

Que bom que aquele paralítico tinha amigos! De repente alguém tem uma ideia e logo a compartilha com os outros: - Vamos subir no telhado, fazer um buraco e descer nosso amigo até a presença de Jesus. Ideia esquisita, não acha? É, pois assim fizeram, e ao deparar-se com Jesus, obteve logo a resposta, que de imediato o perdoou os pecados e depois o curou. Que bom que aquele homem tinha amigos.

- Você tem amigos? É amigo de alguém?

- Que tipo de amigo você é? Coveiro ou parteiro?

Amigo COVEIRO é aquele que quando alguém tem uma ideia, e compartilha com ele, logo diz: Não vai dar certo, esquece isso, sou teu amigo e por isso te aconselho, esquece! Com isso, pode está enterrando uma grande ideia, ou um grande projeto.

O amigo PARTEIRO é diferente. Ao ser compartilhado com uma ideia, logo diz: amigo, que ideia maravilhosa! Vai em frente, vai dar certo sim, se precisar, conte comigo. Com isso, poderá está ajudando dar a luz a um grande projeto.

Como é bom ter amigos, já imaginou se entre aqueles amigos do paralítico, algum deles dissesse que não ia dar certo e ambos tivessem desistido da ideia? Que bom que aquele homem tinha amigos parteiros.

Ninguém é tão alto suficiente, ou absoluto para não precisar da ajuda alheia. Portanto, como nesta vida tudo é passageiro, ter amigos é uma riqueza preciosa, deve ser guardada com muito cuidado, pois quando menos esperarmos, poderemos precisar da ajuda de alguém.

Josildo S Neves

Josildo S Neves
Enviado por Josildo S Neves em 17/06/2011
Reeditado em 08/05/2020
Código do texto: T3041733
Classificação de conteúdo: seguro