DEVOTO DE MARIA

Os Dogmas Marianos

Os dogmas marianos referem-se à crença que a igreja católica tem na ascensão de nossa senhora, na imaculada conceição e a crença de que Maria é mãe de Deus. Vejamos esses dogmas a luz da Bíblia Sagrada.

A ASCENSÃO DE MARIA

A ascensão é uma doutrina criada pela igreja católica (e não pela bíblia) e oficializada pelo Papa Pio XII em 1950. Essa doutrina é a crença de que Maria mãe de Jesus não morreu. Ou seja, ela ascendeu (subiu) fisicamente ao céu.

Essa doutrina não passa de mais uma criação ilusória da igreja católica. Em nenhum lugar da bíblia aparece algum ensinamento sobre a ascensão de Maria. Leia a sua bíblia toda do inicio ao fim e verás que em nenhum momento se fala da ascensão de Maria.

A bíblia nos ensina sobre a ascensão (Subida corpórea) de Jesus e não de Maria.

Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir (At 1.11).

E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu (Lc 24.51).

Maria, assim como os cristãos de sua época, morreu e por ocasião do arrebatamento da igreja terá seu corpo ressuscitado e revestido de incorruptibilidade.

A bíblia fala de Enoque e Elias que não passaram pela experiência da marte (Gn 5.24; 2Rs 2.11). Porém jamais fala que Maria não morreu. Se Maria não tivesse morrido a bíblia nos informaria assim como nos informa sobre Elias e Enoque.

IMACULADA CONCEIÇÃO

Essa doutrina foi criada pelo Papa Pio IX EM 1854. É a idéia de que Maria mãe de Jesus foi concebida sem pecado original.

Em Lucas 2.22-24, nos fala que Maria foi ao Templo levar Jesus para ser consagrado ao Senhor (v.23). E também foram lá para levar a oferta segundo o disposto da Lei do Senhor: “Um par de rolas ou dois pombinhos” (v.24). Você sabe por que era entregue um par de rolas no templo?

Um par de rolas era levado no templo para ser sacrificado pelos pecados daqueles que o levavam. E quem levava um par de rolas era porque não tinha boas condições financeiras, era pobre (Veja Levíticos 12.1-8).

Destacamos aqui duas grandes lições:

Primeiro Maria nasceu com pecado original sim. Do contrario ela não teria a necessidade de levar o par de rolas para o sacrifício de acordo com a Lei do Senhor.

Em segundo lugar Maria e José eram pobres. É por esse motivo que levaram um par de rolas.

Quem pensa que Maria nunca teve pecado está no mínimo enganado. Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós (1Jo 1.8). “Pois não há homem que não peque (1Rs 8.46)”.

O salmista deixou claro que já nascemos com uma natureza pecaminosa. Então é inaceitável a idéia de que Maria nasceu sem pecado. “Eis que em iniqüidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe (Sl 51.5)”.

O través de Adão todos pecou, e isso inclui Maria. Observe que todos pecaram!

“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm 3.23)”.

O Papa Pio IX ao criar a falsa doutrina da imaculada conceição, certamente pensou que os cristãos nunca discordariam dessa doutrina pelo fato de os cristãos daquela época não terem acesso à bíblia.

Graças a Deus que hoje temos a bíblia em mãos e aprendemos que o único que pisou nesta terra sem o pecado original foi Jesus.

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado (Hb 4.15).

Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus (2Co 5.21).

Maria mãe de Deus

Deus é um ser eterno, o que significa dizer que ele não teve mãe, pois jamais foi criado. Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus (Sl 90.2).

Maria deu a luz a um menino que foi gerado pelo Espírito Santo e, a bíblia nos mostra que esse menino tinha duas naturezas: Uma humana e outra divina.

Na sua natureza humana ele cresceu se desenvolveu como uma criança normal. E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele (Lc 2.40). E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens (Lc 2.52).

Em sua natureza humana Jesus era chamado de homem e filho do homem (Mt 11.19; Hb 1Tm 2.5).

Jesus em sua natureza divina não tinha mãe, pois ele é Deus (Mt 1.23;Jo 20.28). Ele é o criador de todas as coisas.

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele.

E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele (Cl 1.16,17).

Deus não tem mãe, então Maria nunca foi mãe de Deus. Ela era mãe de Jesus apenas em sua natureza humana. E sendo mãe apenas da natureza humana de Jesus, logo ela não é mãe de Deus.

Vimos que os dogmas marianos são criações de Papas e não tem base bíblica.

A falsa onipresença de Maria

Milhares de pessoas católicas Romanas em varias partes do mundo acende velas e faz algum tipo de reza, pedido ou agradecendo a Maria. Tudo isso simultaneamente.

Como MARIA pode ouvir milhares de rezas ao mesmo tempo?

Na verdade ela não pode ouvir esses milhares de rezas, pois ela não tem o atributo de Deus que é a onipresença. A onipresença e o poder de está presente em todos os lugares o mesmo tempo. Maria não teve é não tem este poder exclusive Deus! Sendo assim ela não pode ouvir, por exemplo, os milhares de católicos do Brasil e os milhares de católicos da Alemanha ao mesmo tempo. Portanto é uma perda de tempo pedir ou agradecer a Maria.

Provas de que Maria não é onipresente

1) Maria nunca foi onipresente pois para poder visitar sua prima Isabel, teve que saí da Cidade de Nazaré, na Galileia, e ir até a cidade de Judá (Lc 1.26,36, 39). Se ela fosse onipotente certamente estaria tento em Nazaré como em Judá ao mesmo tempo.

2) Maria, para poder passar quase três meses com sua prima é também grávida Isabel, ela teve que se ausentar de Nazaré para está em Judá (Lc 1. 39,56). Se ela fosse onipresente não precisaria se ausentar de sua cidade para está em outra cidade (Judá)!

3) Para Maria e José participar do alistamento em Judá, à cidade de Davi, chamada de Belém, ela mesmo estando grávida teve que se locomover com José de Nazaré até a cidade do alistamento (Lc 2.1-5). Se ela fosse onipresente já estaria na cidade do alistamento sem se locomover e ter chegado atrasada ao ponto de não encontrar mias lugar para se hospedar. Então teve que da a luz numa manjedoura (Lc 2.6.7).

Se Maria não teve como estar na cidade do alistamento antes das estalagens (lugar de hospedagem) se encherem, você acha que ela pode ouvir as rezas que milhares de católicos fazem diariamente todos ao mesmo tempo?

Maria também não tem onipotência nem onisciência! Onipresença, onipotência e onisciência são atributos exclusivos de Deus!

Imagem de Maria em minha casa

A imagem de Maria ou de um santo em minha casa é como se fosse uma foto de um parente ou um amigo, assim dizem os católicos!

BEM se isso fosse verdade por que então as pessoas que tem imagem, não fazem com a foto o mesmo que fazem com as imagens?

O que eles fazem com as imagens?

1) Oram diante da imagem;

2) Se ajoelham diante da imagem:

3) Fazem o sinal da cruz na frente da imagem;

4) Fazem pedidos a imagem;

5) Acende velas para a imagem;

6) Acreditam que a imagem faz milagres;

7) Fazem promessas e pagam com sacrifícios, etc.

Por que será que não fazem tudo isso com a foto de um parente, é sim somente com as imagens?

A resposta é simples. “Não fazem essas coisas com fotos porque os católicos não adoram fotos de parentes”. Mas fazem com as imagens por que eles, ainda que tente negar, adoram as suas imagens preferidas.

E com isso os católicos pecam por ter imagens em sua casa (ÊX 20.4,5) e por adorar as imagens ao em vez de só adorar a Deus, conforme Jesus nos ensinou (Mt 4.10).

Conhecendo a verdadeira Maria mãe de Jesus

A Maria, mãe de Jesus é diferente daquela que a igreja católica ensina e adora. Vejamos o que a bíblia (e não a tradição católica) nos ensina sobre a verdadeira mãe de Jesus.

1. Maria servia a Deus de verdade.

Vamos analisar: Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela (Lucas 1.38).

o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres (Lucas 1.28).

Esses textos provam que Maria era uma serva fiel ao Senhor. E sendo ela fiel a Deus, nunca adorou uma imagem e jamais aceitaria que alguém colocasse uma imagem em sua casa em nome dela ou para representar a ela. Pois Maria como serva fiel conhecia à vontade do Deus de Israel expressa no Antigo Testamento (Ver Êx 20. 4,5).

2. Maria era uma mulher obediente a Deus, se não, Deus não a escolheria para ser a mãe do salvador Jesus Cristo!

3. Maria se casou com um servo de Deus, o justo José.

Então José, seu marido, como era justo (Mateus 1.29)...

4. Maria adorava a Deus.

Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor (Lc 1.46). Infelizmente muitos têm feito o contrário de Maria e tem adorado imagens e até a falsa imagem de Maria alguns adoram.

5. Maria sabia que ela própria tinha um salvador.

“E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”(Lc 1.47).

6. Para Maria o que realmente importava era a vontade de DEUS em sua vida.

“Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela” (Lc 1.38).

7. Maria reconheceu que era uma humilde serva.

“Porque atentou na baixeza de sua serva” (Lc 1.48).

8. A única ordem de Maria é para que se obedeça a Jesus.

“Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser” (Jo 2.5).

9. Maria sabia que Deus é quem tem poder, e não ela mesma.

“Porque me fez grandes coisas o Poderoso” (Lc 49).

10. Maria nunca disse que ela era santa, ela declarou que Deus é quem é santos.

“E santo é seu nome” (Lc 1.49).

11. Maria deixou claro que se deve obedecer a Jesus.

“Fazei tudo quanto ele vos disser (Jo 2.5)”.

12. Ela tinha consciência de que a misericórdia de Deus é para que teme ao Senhor.

“E a sua misericórdia é de geração em geração Sobre os que o temem (Lc 1.50)”.

A quem você teme? Ao Senhor de Maria ou a Maria?

13. Maria sabia que é Deus ,e não ela, quem socorre os pobres.

“Encheu de bens os famintos, E despediu vazios os ricos (Lc 1.53)”.

14. Ela juntamente com José levou seu filho recém nascido para ser apresentado no templo ao Senhor.

“E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor (Lc 2.22)”.

Ela não levou para ser batizado. A bíblia não ensina o batismo de crianças!

15. Quando Maria foi encontrada com o menino Jesus, ela não foi adorada. O menino Quem foi adorado.

“Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra (Mt 2.2,11)”.

16. Maria era uma mulher de oração.

“Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos (At 1.14)”.

17. Maria estava entre aqueles que foram batizados no Espírito Santo.

“E, CUMPRINDO-SE o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At 1.14; 2.1,4)”.

18. Maria não só acompanhou o sofrimento de Jesus, como também teve que ver seu filho sofrendo pendurado na cruz.

“E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena (Jo 19.25)”.

O MAIOR SOFRIMENTO DE MARIA

Se Maria estivesse viva hoje, ela certamente por ser uma mulher obediente ao Senhor, sofreria mais por ver um católico lhe adorando lhe fazendo rezas e acendendo velas, do que sofreu com o sofrimento de seu filho. Ela já sabia que Jesus teria de morrer para nos salvar (Lc 2.34,35; Mt 1.21). Porém ela não sabia (e não sabe) que muitos iriam lhe adorar com o pretexto de que só estão prestando homenagem.

Maria foi uma verdadeira serva de Deus, então ela nunca adorou um ser humano como ela própria era humana.

PALAVRAS DE MARIA:

“Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás (Mt 4.10)”.

Os outros filhos de Maria

A última menção a Maria nas Escrituras encontra-se em ATOS 1.14. Este e outros textos deixam claro que ela teve outros filhos além de seu primogênito Jesus.

“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele (Mc 6.3)”.

“ E, falando ele ainda à multidão, eis que estavam fora sua mãe e seus irmãos, pretendendo falar-lhe.

E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te (Mt 12.46,47)”.

O termo para se referir aos irmãos de Jesus é “ADELPHÓS”. O que deixa claro que Tiago, José, Judas e Simão, citados em Marcos 6.3, são de fato meios irmãos (filhos da mesma mãe) de Jesus, e não primos.

Para se referir a primos ou parentes, o original grego usa o termo “SUGGENES”.

Provas de que Maria teve outros filhos

1. A profecia do Antigo Testamento já dizia que Maria teria outros filhos, e que Jesus teria outros irmãos.

“Tenho-me tornado um estranho para com meus irmãos, e um desconhecido para com os filhos de minha mãe (Sl 69.8).

2. O Senhor é chamado de primogênito de Maria (Mt 1.25; Lc 2.7).

O termo primogênito vem do original grego “prototokos”.E este termo é usado para se referir ao primeiro de muitos outros.

Se Maria não tivesse outros filhos além de Jesus, o termo usado seria “monogenes”. Pois esta palavra se refere a único filho, única filha.

3. Existem muitas passagens que falam dos irmãos de Jesus.

1 Mateus 12.46,50

2 Marcos 3. 31 – 35

3 Marcos 6.3

4 Lucas 8. 19,20

5 Atos 1.14

6 Gálatas 1.19

Conclusão.

Cabe a nós como verdadeiros cristãos obedecer aos ensinos Bíblicos e rejeitarmos os erros cometidos pelos papas e padres ao logo de todos esses anos.