Sangue

Transfusão de sangue

A proibição da Transfusão de Sangue

A revista The Watchtower (A Torre de Vigia), em sua edição (em inglês) de 1° de julho de 1945, pela primeira vez anunciou, num artigo intitulado “A santidade do sangue”, que “a transfusão do sangue humano constitui violação do concerto de Jeová, ainda que esteja em jogo a vida do paciente”.

Os textos usados pelas testemunhas de Jeová

Os principais textos usados pelas testemunhas de Jeová, para proibir a transfusão de sangues são os seguintes:

1) Gênesis 9.4

2) Levítico 3.17

3) Levítico 7.27

4) Levítico 17.10,11,14

5)Levítico 19.26

6) Atos 15.28-29

Refutações

1) Gênesis 9.4  Quem disse aos jeovistas que isso se refere à transfusão de sangue?

 Não há aí nenhuma alusão, nem remota, ao sangue humano, e muito menos se refere a transfusões. O assunto é carne de animais. O assunto é alimentação por via oral. É comer, digerir, alimentar-se.

2) Levítico 3.17  O texto acima se refere a ofertas queimadas, e a parte dela que devia ser comida, com exceção da gordura e também do sangue.

 O assunto ainda é alimentação via oral, e pertinente à carne, gordura e sangue de animais. Nada de humano. Nada de transfusão.

3) Levítico 7.27  Aqui não há a menor referência a sangue humano.

 O assunto é alimentação por via bucal, refere-se a comer e digerir, e não a sangue transfundido.

4) Levítico 17.10,11,14  O versículo 13 deixa claro que não se trata de sangue humano, e sim de sangue de animais e aves.

 O presente texto não menciona sangue humano muito menos a transfusão de sangue.

5)Levítico 19.26  “Não comereis coisa alguma com sangue.” A ordem é não comer carne com sangue. Carne de animal. Não há referência a transfusões.

6) Atos 15.28-29  Será que Tiago, na primeiro verso, estava aconselhando os cristãos a que se abstivessem de comer sangue humano? Se foi assim, então havia canibalismo ou antropofagia na igreja primitiva.

 A referência, nos três versos, é à carne animal, comida como alimento. A proibição está restrita ao sangue dos animais como alimento e não ao sangue humano como medicamento.

 O que realmente Tiago (At 15.13) está dizendo com a expressão “... vos abstenhais ... do sangue (At 15.29)?

Tiago estava repetindo a proibição do Antigo Testamento, que é : “Não comereis o sangue de nem uma carne” (Lv 17.14).

O abstenhais do sangue referido em Atos 15.28, significa não coma sangue (Lv 17.14).

Tiago não estava dizendo: “É proibido à transfusão de sangue”

“É proibido olhar ou tocar no sangue”.

Os textos acima citados estão proibindo o ato de comer sangue, e não a prática medica de transfusão de sangue. Só mesmo um ignorante é quem confunde comer sangue com a transfusão de sangue.

Comer não é transfundir!

SANGUE NÃO É ALIMENTO, PORTANTO TRANSFUSÃO DE SAGUE NÃO SIGINIFICA COMER SANGUE

 Uma pessoa não pode ser alimentada com sangue, uma transfusão de sangue não tem os mesmos princípios do soro, que alimenta o corpo quando a pessoa não consegue ingerir.

O sangue não alimento simplesmente porque não é digerido pelo organismo.

O que é a Transfusão de Sangue?

 Quando ocorre uma transfusão, não se trata de comer sangue humano, nem de alimento, mas de reabastecimento circulatório, uma dádiva feita num espírito de misericórdia e caridade.

A transfusão de sangue é uma prática médica que consiste na transferência de sangue ou de um componente sangüíneo de uma pessoa (o doador) para outra (o receptor). É uma forma de substituir o sangue perdido como resultado de um acidente, uma doença ou uma operação.

Curiosidades sobre a transfusão de sangue

1) A cada dois segundos, algum paciente necessita de transfusão de sangue no Brasil

2) Cerca de 1 em cada 5 pessoas que são internadas no Hospital, necessitarão de transfusão de sangue durante o período em que permanecerem internadas

3) Três é o número de vidas que são salvas com cada doação de sangue

4) O sangue representa cerca de 7% do peso corporal de um indivíduo adulto

5) Ainda não há nenhum substituto para o sangue humano (fonte: FUNDAÇÃO PRO-SANGUE, http://www.prosangue.sp.gov.br).

Conclusão:

1) Transfusão de sangue não é o mesmo que comer sangue;

2) Em nem um dos cerca de 31.173 versículos da Bíblia, é proibido à transfusão de sangue.

3) Jesus nos ordena amar o nosso próximo (Marcos 12.31), se o sangue é a vida do corpo, então a transfusão de sangue é uma forma de compartilharmos a vida com o nosso próximo, aquém devemos amar.

4) Jesus nos manda até mesmo dá a vida por nossos irmãos (1Jo 3.16). Já a liderança das testemunhas de Jeová proíbe os seus seguidores de receber vida (a transfusão de sangue).

Já que a bíblia em momento nem um proíbe a transfusão de sangue, então os testemunhas de Jeová tem que admitirem que seus ensinos ou são doutrinas de homens ou são doutrinas de demônios (1Tm 4.1).