Grandes argumentos

“Creu nele porventura algum dos principais ou dos fariseus? Jo 7; 48

A credidibilidade de Cristo estava sendo mensurada à partir da aceitação dos grandes, se eles cressem, por certo, Sua mensagem seria crível, do contrário, não. Isso implica a observação supra. A idéia é que o apoio dos “grandes” direciona as coisas nesse mundo, então, os tais, são escolhidos a dedo, para anunciarem produtos. Por mais ordinários que sejam esses, acabam vendendo, efeito colateral da idolatria. Jeremias, o profeta, por um momento pensou assim. Ante à rejeição popular de sua mensagem, tomou uma resolução: “Eu, porém, disse: Deveras estes são pobres; são loucos, pois não sabem o caminho do SENHOR, nem o juízo do seu Deus. Irei aos grandes, e falarei com eles; porque eles sabem o caminho do SENHOR, o juízo do seu Deus...” Jr 5; 4 e 5 Santa ingenuidade! Rapidamente ele constatou que em todas as camadas sociais, o problema era o mesmo. “...estes juntamente quebraram o jugo, e romperam as ataduras.” Vs 5 Aliás, sobre a rejeição do Salvador, muitos “grandes” foram alistados profeticamente pelo salmista. “Os reis da terra se levantam e os governos consultam juntamente contra o SENHOR e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.” Sal 2; 2 e 3 O Senhor, pois, não esperava grande coisa deles. Nessa sociedade desprovida de valores, e desabituada a pensar, a fama, torna-se um aferidor de medida; o que um famoso disser, estará “certo”. Tomemos como exemplo, um ídolo da juventude atual, Luan Santana, o cantor. Se, entrevistado num programa de auditório, disser que é virgem, sexo só depois do casamento, será aplaudido; se, disser que é gay, pois cada um deve fazer o que quiser, idem; se jactar-se que é um “pegador” causará o delírio da platéia. Qualquer valor que espose, estará “certo” afinal, é um dos grandes, e esses, estão acima do bem e do mal, certo e errado. É estranho, mas, o mundo é assim, insensato. Nas coisas espirituais, porém, não importa quem, se famoso ou não, mas, o quê, se diz. “..., ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.” Gál 1; 8 Nem Paulo em pessoa, tampouco um anjo têem permissão para alterar o que o Senhor ensinou. Essa ungidolatria, onde os grandes góspeis são intocáveis, pois, é enfermidade da visão. Já é uma falta, (como diria Paulo), haver ídolos entre vós, quanto mais, estarem acima do certo e errado. O conceito de grandeza para Deus é diverso desse sistema; “Vi os servos a cavalo, e os príncipes andando sobre a terra como servos.” Ecl 10; 7 “E qualquer que dentre vós quiser ser o primeiro, será servo de todos.” Mc 10; 44 Se grande parte da Igreja atual, que está na mídia tivesse olhos espirituais, pois, saberia que os que são salvos, já possuem riquezas eternas, e fama mais que merecem. Estão escritos no céu, são conhecidos na terra e temidos no inferno. Ademais, já tendo por suficiente a Grandeza de Cristo laboram para exaltar ao Todo-poderoso, não a sí próprios.. “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus.” Ef 3; 10 Não estamos acima do bem e do mal, mas, enquanto dependemos Daquele que é a Verdade, não poderemos errar, pouco valendo o aval dos poderosos, sejam góspeis sejam ateus...

"A grandeza foge de quem a persegue, e persegue quem dela foge."

(Textos Judaicos)

Leonel Santos
Enviado por Leonel Santos em 15/06/2011
Reeditado em 15/06/2011
Código do texto: T3035946