Por quem os sinos dobram

Os sinos dobram por cada lágrima derramada por uma mãe que perdeu o filho para o mundo das drogas, antes mesmo que ele conhecesse a grandeza da palavra mãe.

Dobram por cada pingo de água que cai no árido sertão nordestino, e por cada gota que inunda o barraco do irmão paupérrimo a quem a sorte virou as costas.

Dobram por cada centavo destinado a educação e que os inescrupulosos desviaram para comprar mansões, iates e carros luxuosos. Por saber que cada centavo desses é uma professora a menos numa sala de aula, e um aluno a menos com um livro na mão e, quiçá amanhã, com uma arma em punho.

Dobram por cada moribundo em um leito de hospital e que sua conta bancária não permite pagar a cura.

Por quem os sinos dobram?

Dobram por cada pai alcoólico que já perdeu o que tinha de mais importante: o respeito para consigo mesmo. Pelas mães que deixam seus filhos a mercê da sorte nas ruas do mundo, como se aquilo fosse uma atitude normal.

Dobram por cada menor que se prostitui encurtando a distância entre a dignidade e o vergonhoso. Dobram a cada aborto resultado de atos impensados, jogando num poço escuro a vergonha e o temor ao Criador

Dobram pelas crianças que, há muito tempo, dormem embaixo de uma marquise, de uma ponte, mas que o egoísmo cegou a nossa sensibilidade, fechou nosso coração.

Dobram pelo salário suado e honesto que o trabalhador vai levar para sua casa no final do mês, e por saber que aquela migalha mal vai dar para o sustento de sua família.

Dobram por cada ancião a quem os filhos abandonaram num asilo e mesmo diante de tanta ingratidão, não tiram os olhos do portão na esperança de receber sua visita.

Por quem os sinos dobram?

Dobram por cada ser humano que se posta nas intermináveis filas dos postos de saúde desde as quatro horas da madrugada, e nem sempre o atendimento é a altura de sua dor.

A cada infâmia ou calúnia que lançamos sobre nosso semelhante não lhe dando a mínima oportunidade de defesa.

Os sinos dobram pelos miseráveis acusados inocentemente. Pelo grito de socorro não ouvido e, não tendo um fio de esperança para se agarrar, busca em um pedaço de corda a salvação.

Dobram por cada grão de arroz jogado num tambor de lixo resultado de suntuosas festas. E saber que horas depois, mendigos saciarão a fome com o que, por sorte, vierem a encontrar.

Por quem os sinos dobram?

Os sinos dobram por cada lágrima de Maria