O Missionário Jonas

A saga vivida pelo profeta Jonas, é um exemplo de contrastes espirituais experimentados pelos homens, desde épocas passadas.

Sua indecisão em acatar o chamamento de Deus para o trabalho missionário, revelou o terrível labirinto em que sua vida se transformaria.

A relutância em cumprir o trabalho missionário definido pelo Pai, desviando-se do caminho para Nínive, quase que fugindo para a cidade de Tarsis, desencadeou uma perseguição espetacular, quando, mesmo sabendo do erro que cometia, Jonas, por algum tempo, acreditou que poderia se esconder das mãos Divinas.

Foi necessário ser tragado pelo mar revolto, durante uma gigantesca tempestade, para entender que não poderia se esconder da vontade de Deus.

Mesmo assim, permaneceu por 3 dias e 3 noites na barriga de um enorme peixe para, em oração, redimir-se, pedir perdão ao Pai Eterno e, a partir daí, seguir e concluir sua obra.

Nada diferente dos tempos atuais, quando certos homens erram por contrariarem as ordens de Deus e não cumprirem suas inquestionáveis determinações.

Quando Deus dá o toque Divino no ombro de alguém e o envia aos campos, não o faz de uma forma tão nítida.

Esse alguém precisa estar consciente, em espírito, para entender e aprender a receber os sinais maravilhosos enviados pelo Pai.

Ninguém está em qualquer lugar por acaso ....

O Espírito Santo tem esse poder. O poder de fazer-nos enxergar, mesmo que no local mais escuro e sombrio, todo o caminho a ser percorrido, ao longo de uma vida.

Quantas vezes, sem percebermos, passamos a viver, figurativamente, nas entranhas de um grande peixe, sem que tenhamos ou procuremos o entendimento das coisas que Deus nos preparou para cumprir.

Ao fugirmos para uma suposta “Tarsis”, podemos estar descumprindo as obrigações e chamamentos que Deus nos reservou.

Muito crentes trocam ou abandonam a igreja e seus desafios, por discordarem de pontos de vista pessoais, sem exercerem qualquer resistência ou alguma tentativa de alinhar pensamentos e procedimentos. Abandonam os objetivos traçados, vão embora e pronto, acreditando que o problema é com o local de atuação que, nas suas míopes concepções, já não é mais o mesmo.

Simplesmente se desviam do caminho, .... assim como Jonas.

As coisas não são tão fáceis e simples assim ....

Em verdade, Deus sempre envia o crente para uma “Nínive”, que pode ser revelada pelo ambiente de uma escola, igreja, empresa, família e outros mais.

O trabalho a ser realizado nesta “Nínive” de hoje, está bem acima de qualquer sentimento de vaidade e pode estar bem do nosso lado ... basta que, em espírito, passemos a entender a tarefa missionária que Deus nos incumbiu de realizar.

Não vale a pena ficar, durante toda uma existência, subjugado e escondido nas entranhas escuras e úmidas do ventre de um grande peixe, quando ainda há tanto da Obra para se cumprir.

Germano Ribeiro
Enviado por Germano Ribeiro em 06/05/2011
Reeditado em 08/05/2011
Código do texto: T2953309