COSTUME OU DOUTRINA.

Chagaspires.

A família Cristã espalhada pelo mundo afora segue a doutrina que Deus deixou através das escrituras sagradas.

Existem vários tipos de Cristãos: Os católicos, os anglicanos, os evangélicos etc.

Todas essas denominações criaram costumes, ou seja, hábitos e seguem uma característica determinada pelo homem.

A igreja católica, por exemplo, segue o que determinou os concílios formados pelo papa e pelos bispos, a isto se chama costumes.

Os anglicanos têm os seus.

Os evangélicos dependendo das denominações seguem esse ou aquele costume segundo o que determinam os seus dirigentes.

Se formos observar em alguns dicionários a palavra costume significa: hábito adotado por um determinado grupo social; uso, prática habitual, modo de proceder, prática baseada no uso, etc.

No Novo Testamento a palavra mais usada para doutrina é “didache”, que significa ensino, instrução.

A doutrina é de origem divina inspirada na palavra de DEUS. É o resultado teológico adotado por uma determinada religião.

O costume é de origem humana. É o resultado de uma decisão imposta por uma convenção de maneira espontânea ou obrigatória. Exemplo: as mulheres usarem um véu durante o culto, vestidos compridos e compostos, paletó e gravata para os homens, etc.

Nos concílios católicos foram decididos vários costumes que são adotados até os dias atuais.

A doutrina é imutável, universal e eterna.

O costume é temporário, muda dependendo do local, e da vontade do dirigente.

Diante da explicação acima explanada espero que muita gente pare de mensurar essa ou aquela denominação baseado no que seja costume, confundindo com doutrina.

Chagaspires
Enviado por Chagaspires em 29/04/2011
Reeditado em 03/05/2011
Código do texto: T2939010
Classificação de conteúdo: seguro