DO FUNDO DO POÇO – PARA A ÁGUA DA VIDA

Texto extraído de:

CATEDRAL METODISTA DE SÃO PAULO

Ano 127 N 14 de 03/04/2011

Quem crer em mim, como diz as Escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva (João 7.38)

Partilho contigo nesta pastoral, parte da palavra ministrada no último domingo pela manhã (27/03). Fomos desafiados pela palavra a sermos fontes de água viva!

Há anos atrás, a maioria das casas não tinha água encanada e, portanto, não havia água na torneira da pia, nos banheiros...Este tipo de serviço era privilégio de poucos. Então a solução era recorrer aos poços artesianos.

Na minha infância, me alegrava em acompanhar os adultos nesta tarefa. Era uma sensação incrível chegar bem perto do poço para jogar o balde e puxá-lo cheio de água fresca, viva!

No antigo testamento podemos encontrar diversas citações com respeito ao poço e seu uso. Culturalmente, o poço era um marco de posse e localização geográfica. Quando alguém tomava posse daquela terra, o poço existente recebia o nome do proprietário.

O poço é uma poderosa metáfora para descrever nossas vidas! Ouso afirmar que nossa vida é o poço , do qual o Senhor Deus é o proprietário. Nós somos o poço do Senhor!

O texto bíblico revela que o poço na bíblia era alvo primeiro dos inimigos. Estes buscavam sujar o poço a fim de enfraquecer o exército, portanto o poço precisava ser protegido. Para isto por vezes ele era camuflado para escondê-lo do ataque inimigo. Desta forma o poço cumpria o seu propósito de saciar a sede e manter o povo fortalecido.

Como está o seu poço? Como está a sua vida? Você tem sido um local onde as pessoas buscam saciar a sede?

Aqueles que têm sua vida nas mãos do Senhor são chamados a serem poços onde o mundo encontre água viva (João 7:38), que conduz à vida eterna.

O meio cristão pós-moderno, muitas vezes, tem oferecido algo que não satisfaz, que não sacia a sede do povo e nem conduz a salvação. Nossas conversas, nossas atitudes, nossas atividades, não oferecem água viva.

O desafio contemporâneo é exatamente ofertar a água viva em tudo o que fizermos. Não podemos permitir que o “inimigo” venha sujar nossa fonte. Ao lermos I Pe.5:8 e 9 percebemos claramente que ‘deus’ deste mundo nos rodeia tentando nos contaminar com mentiras, mágoas, decepções, frustrações......

A carta de Pedro nos aponta o caminho para resistir. Precisamos proteger nosso poço. Mantê-lo com água pronta a saciar a sede que este mundo tem de Deus!

O poço, de nada serve, se não fornecer água. A fonte de água para nosso poço é a intimidade com Deus! Precisamos buscar a presença de Deus. É necessário nos dedicarmos à oração, leitura da bíblia e ao cuidado de nossa vida espiritual.

Assim busque a Fonte e então você será um poço onde todos encontram água viva a jorrar!

Que Deus seja contigo!

Reverenda:

Shirley Albuquerque Pinheiro.