O CASAMENTO REAL

Texto Bíblico: Mateus 25.1-13
Então o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo.
E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas.
As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo.
Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas.
E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram.
Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.
Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.
E as loucas disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas se apagam.
Mas as prudentes responderam, dizendo: Não seja caso que nos falte a nós e a vós, ide antes aos que o vendem, e comprai-o para vós.
E, tendo elas ido comprá-lo, chegou o esposo, e as que estavam preparadas entraram com ele para as bodas, e fechou-se a porta.
E depois chegaram também as outras virgens, dizendo: Senhor, Senhor, abre-nos.
E ele, respondendo, disse: Em verdade vos digo que vos não conheço.
Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir.
 
O mundo parou para ver o casamento do Príncipe William com Kate Middleton, agora Princesa Catherine, algumas pessoas deixaram de trabalhar, na Inglaterra foi feriado, há meses muito se fala sobre este casamento... Assim acontece também em nossas vidas, lembro de quando me casei, ou mais recente, quando casou uma amiga de nossa família.
Enquanto eu analisava a situação me lembrei que a Igreja é a noiva de Cristo (
Apocalipse 21.9), e que nossa relação com Ele deve ser como a relação de uma noiva para com seu noivo.
Em relação ao Noivo, nós nos comportamos como aquelas noivas prudentes, que se lembraram e prepararam o azeite, pois seu noivo poderia chegar à noite, ou somos como as noivas insensatas, que contaram com a sorte, e deduziram que o noivo chegaria durante o dia, por isso não precisariam de azeite para suas lâmpadas?
É dever de todo cristão examinar sua vida espiritual, visando à volta de Cristo, que será em um tempo ainda desconhecido, precisamos perseverar na fé para que no momento em que o Cristo voltar estejamos prontos para ir com Ele, pois os que ficarem de fora quando a porta se fechar (Mateus 25.10), automaticamente estarão de fora da Comunhão de Cristo.
Neste texto, o azeite representa a presença do Espírito Santo, é necessário que esta presença seja constante em nossas vidas, que a gente dê espaço para que Ele atue em nossas vidas e guie nossos passos, nos levando através de nossa fé a uma vida de santidade.
Uma das questões a nos indicar que devemos ficar em constante vigilância é o fato de que Jesus voltará sem aviso ou sinal prévio específico (Mateus 25.13), indicando quando será o momento exato.
É necessário que estejamos prontos quando o Noivo chegar. Grande será o grupo que ainda não estará pronto na volta de Jesus, em qual grupo você pretende estar?
O texto de Mateus, nos versículos 5 a 7 diz que tanto as noivas prudentes quanto às outras se surpreenderam com a chegada do Noivo, pois já era tarde, elas já tinham até cochilado. Você está atento (a) para a chegada do Mestre?
Ainda temos tempo, você já colocou azeite em sua lâmpada?