Reflexões de Sexta-Feira Santa......

Mais uma Páscoa se aproxima...mais uma vez a recordação...a memória...a celebração...

Hoje Sexta-feira Santa...a Sexta Maior da história cristã...escrevo já no cair da noite e por isso a terra, segundo uma piedosa tradição, mergulha no silêncio sepulcral de um Deus que desce à mansão dos mortos! Que fé mais absurda essa!

Não sei dizer se é tolice ou pura coincidência, mas o entardecer parece mesmo silencioso, parece nostálgico e meio triste, como se quisesse recordar que o celebrado foi acontecimento real....não quero aqui discutir ideias e superstições quero apenas dizer que a terra parece triste...silenciosa...

E neste momento de silêncio me vejo diante do computador...uma folha branca surge na tela e os dedos parecem ter vida própria e digitam freneticamente o que vem de um coração que solta, aos borbotões, as palavras.

Em meio ao silêncio deste entardecer meu coração para gritar...sim ele silenciosamente grita, sim ele grita! Hoje ao participar da celebração de rito cristão-católico me peguei pensando em quantas pessoas nesta Páscoa celebrariam a dor de carregar uma cruz real e sincera...quantas mães, esposas, pais, esposos, filhos, filhas, irmãos, irmãs, casais de namorados, pessoas ligadas pelos laços da amizade...enfim quantos no dia de hoje partilham a dor de uma cruz pesada que parece esmagar? Quantos hoje no grande calvário da vida desejariam encontrar um Cirineu que lhes ajudasse a carregar a cruz que parece ter o peso elevado ao infinito?

Hoje ao aproximar-se da imagem do crucificado, pensei em todos aqueles que se sentem pregados à realidades mortais e que sentem esvair todo ar dos pulmões numa entrega quase resignada....e como Jesus ainda lhes assalta a dúvida se o mérito valerá o sacrifício....talvez Jesus quisesse apenas que tudo aquilo terminasse para que ele realmente pudesse reclinar a cabeça e entregar o espírito!

Quantos por este mundo a fora não esperam exatamente o momento de entregar o espírito e fechar os olhos para a dura realidade, pensando que talvez possam abri-los em uma realidade bem mais amena e um pouco mais colorida!

Hoje me sinto assim...parte de uma silenciosa sinfonia...não sinto vontade de falar ou de estar em meio a tanta gente...sinto antes o desejo de sentar-me aos pés de uma frondosa árvore e escutar o silêncio da noite....noite de vigília...noite de espera....noite de ansiosa expectativa....enfim noite de sexta-feira santa.

Diante do computador e da folha, já não mais vazia, sinto que meu coração grita e meus dedos se agitam...então resolvo lançar ao papel o que me vem de dentro, sem surpresas ou grandes pensamentos. Aqui diante do computador, não me calo, não silencio, não encontro a frondosa árvore, apenas o sentimento de que é preciso escrever e renovar o desejo de viver, de ser feliz, de ser melhor...enfim nesta noite de espera desejo tão somente ser eu mesma....e quem sabe assim serei um pouco mais aquilo que Deus sonha para mim....

Débby Pupo
Enviado por Débby Pupo em 22/04/2011
Código do texto: T2924831
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.