A Paixão de Jesus Cristo

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Jo 1:1-3

E o Verbo se fez carne e habitou entre nós e demonstrou: amor, sensibilidade, compaixão, misericórdia, humildade, autoridade, eternidade, poder, obediência ao Pai, e vitória sobre a serpente. Jesus revela com clareza o teor da sua missão quando disse: Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Um momento crucial dessa obediência ao Pai aconteceu no Monte das Oliveiras quando Ele estava orando disse: Pai se queres, passa de mim este cálix, todavia não se faça a minha vontade, mas a tua. A intima compaixão de Jesus diante do sofrimento da viúva da cidade chamada Naim que estava levando seu único filho para sepultar. E vendo seu sofrimento ele disse: Não chores e tocou o esquife e disse: Mancebo, a ti te digo: Levanta-te. E o defunto assentou-se, e começou a falar. E entregou-o a sua mãe. A sua misericórdia diante do clamor do cego de Jericó que disse: Jesus filho de Davi tem misericórdia de mim. E ele lhe fez a seguinte pergunta: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê a tua fé te salvou. A sua sensibilidade demonstrada quando chorou antes de ressuscitar Lázaro a ponto de levar os judeus a dizer: Vede como o amava. A sua humildade demonstrada quando disse para um escriba que queria segui-lo: As raposas têm covis, e as aves do céu ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. Em outro momento Jesus deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés aos discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. A sua autoridade reconhecida pelo centurião de Cafarnaum que disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado sarará. E Jesus lhe responde: Vai e como creste te seja feito. E naquela mesma hora o seu criado sarou. A sua autoridade percebida pelos servidores que disseram: Nunca homem algum falou assim como esse homem. Sua autoridade reconhecida na província dos gergesenos quando saíram-lhe ao encontro dois endemoninhados , vindos do sepulcro tão ferozes eram que ninguém podia passar por aquele caminho. E eis que clamaram dizendo: Que temos nós contigo, Jesus Filho de Deus? Vieste aqui atormentar-nos antes do tempo? E os demônios rogaram-lhe dizendo: Se nos expulsas, permite-nos que entremos naquela manada de porcos. E ele disse: Ide. E, saindo eles, se introduziram na manada dos porcos; e eis que toda aquela manada de porcos se precipitou no mar por um despenhadeiro, e morreram nas águas. Portanto Cristo despojou os principados e potestades, e os expôs publicamente e deles triunfou em si mesmo. E Ele afirma: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, senão por mim. Com o seu poder ele acalmou a tempestade, andou sobre o mar, curou enfermo, ressuscitou pessoas, multiplicou cinco pães e dois peixes e alimentou quase cinco mil homens além das mulheres e crianças, perdoou e desafiou a morte dizendo: Por isso o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para tornar a toma-la, ninguém ma tira de mim, eu de mim mesmo a dou, tenho poder para dar e poder para tornar a toma-la esse mandamento recebi do meu Pai. A sua eternidade ele revelou dizendo: E agora glorifica-me tu ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela gloria que tinha contigo antes que o mundo existisse. E também disse: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa do meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim; eu vo-lo teria dito vou preparar-vos lugar. E, se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também. E disse mais: Eu sou a ressurreição e a vida quem crê em mim ainda que esteja morto viverá. E com mais essas palavras Ele reafirma a sua paixão por nós: Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. E no momento da sua crucificação ele disse: Pai perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E pisou na cabeça da serpente quando disse: Está consumado. Amem!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 11/04/2011
Reeditado em 16/04/2011
Código do texto: T2902031
Classificação de conteúdo: seguro