A QUEM DEVEMOS AMAR?

Texto Bíblico: Lucas 6.27-35 e João 15.12 

Mas a vós, que isto ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos odeiam;
Bendizei os que vos maldizem, e orai pelos que vos caluniam.
Ao que te ferir numa face, oferece-lhe também a outra; e ao que te houver tirado a capa, nem a túnica recuses;
E dá a qualquer que te pedir; e ao que tomar o que é teu, não lho tornes a pedir.
E como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós, também.
E se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? Também os pecadores amam aos que os amam.
E se fizerdes bem aos que vos fazem bem, que recompensa tereis? Também os pecadores fazem o mesmo.
E se emprestardes àqueles de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto.
Amai, pois, a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai, sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do
Altíssimo; porque ele é benigno até para com os ingratos e maus.

Em uma reunião de oração que fazíamos em meu antigo setor de trabalho às terças-feiras uma pessoa comentou que estava no ponto de ônibus e ouviu duas pessoas conversando, eram mãe e filho, e a mãe dizia ao filho que ele deveria ter consideração e carinho com uma determinada pessoa, pois ela sempre os apoiava e atendia às suas necessidades, mas que com uma outra pessoa não deveria ter consideração nenhuma, pois esta pessoa não se importava com eles.
Neste momento esta colega de trabalho falou que ficou pensando baseado neste fato “onde se encaixa o ensinamento de Jesus para nos amarmos como Ele nos amou?”.
Quando Jesus nos mandou amar, Ele não disse que deveríamos amar apenas aos que nos amam, ou aos nossos amigos, mas que deveríamos amar a todos, inclusive àqueles que não nos querem bem (Lucas 6.27).
Amar uma pessoa que nos faz bem é fácil, agora amar alguém que nos provoca dor, seja ela física ou moral é muito difícil, como faremos isso?
Em Lucas 6.27-42 Jesus nos ensina como devemos conviver com as outras pessoas. Como cristãos devemos cumprir ao que Ele nos diz.
Enquanto cristãos nós não devemos ter inimigos, devemos amar todas as pessoas, inclusive aquelas com quem temos menos afinidades.
Amar os inimigos não significa um amor emotivo de ter grande afeto por eles, mas verdadeiro cuidado para que eles se encontrem com Cristo e alcancem a salvação, não seria ótimo olhar para o lado e ver que aquela pessoa que um dia te fez mal hoje está ao seu lado e que hoje vocês são irmãos em Cristo?
Muitas vezes não concordamos com o que um irmão pensa, diz ou faz, mas devemos respeitá-lo, isso não significa que se nós soubermos que ele está errado devemos deixá-lo continuar no erro, mas com amor devemos ajudá-lo a corrigir seu erro.
Você lembra do bom samaritano (Lucas 10.30-37)? Judeus e samaritanos eram inimigos, mesmo assim, foi ele quem teve compaixão daquele judeu que após ser atacado por bandidos estava caído pelo caminho, foi ele, um teórico inimigo quem agiu com amor para com aquele homem.
Um dos atos de amor é o perdão, quando Jesus ensina a Pedro que devemos perdoar a um irmão setenta vezes sete vezes (Mateus 18.21 e 22), a referência não é a exatas 470 vezes, mas a quantas vezes forem necessárias, e este perdão não deve ser apenas em palavras, mas deve vir de nossos corações.
A Parábola do Bom Samaritano destaca a verdade de que compaixão e cuidado são coisas próprias da fé salvadora e da obediência a Cristo. Para amar a Deus deve-se também amar ao próximo.
A vida e a graça que Cristo transmite aos que o aceitam produzem o amor, misericórdia e compaixão pelos necessitados. Esse amor é um dom da graça de Deus através de Cristo. Nós como cristãos temos a responsabilidade de viver à altura do amor do Espírito Santo tendo, dentro dele, um coração não endurecido, precisamos amolecer nossos corações.
Aquele que afirma ser cristão, mas que tem o coração insensível diante do sofrimento e da necessidade dos outros, demonstra que não tem Cristo em seu coração (I João 3.16-20).
Se não conseguirmos amar ao nosso próximo, a quem vemos, como poderemos amar a Deus, a quem nós não vemos?
Você tem amado ao seu próximo? Você está apto a amar a Deus?


ALGA MARINHA, obrigado por presentear-me com seu primeiro acróstico, DEUS a abençoe.

A limenta a nossa alma
L impa nossos confusos momentos
C om as suas divinas mensagens
I nveste oferecendo-nos
R osas em letras divinas

A lcir parabens
N esta data querida
D ia lindo te seja
R efletir-se-á na tua vida
A chama que nos trazes
D oando-nos teus saberes
E nriquecendo-nos a todos,bem hajas!!!