SOMOS FRUTOS DA LUZ DIVINA

Antoni BigCuore*

Vamos refletir juntos, hoje, na Carta de Paulo aos Efésios, capitulo 5 e 6.

“8Outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Por isso, comportem-se como filhos da luz. O fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade. Saibam discernir o que é agradável ao Senhor. Não participem das obras estéreis das trevas; pelo contrário, denunciem tais obras. Dá até vergonha dizer o que eles fazem às escondidas.13 Porém, tudo o que é denunciado, torna-se manifesto pela luz,14pois tudo o que se torna manifesto é luz. É por isso que se diz: “Desperte, você que está dormindo. Levante-se dentre os mortos, e Cristo o iluminará” (Ef, 5 e 6, 8 a 14). ( 1 )

Quando nascemos nossa alma vem com uma “mancha” do pecado original. Depois, quando somos batizados, recebemos a LUZ DO ESPÍRITO SANTO DE DEUS, e, em conseqüência, herdamos os sete dons do Espírito Santo.(Sabedoria, inteligência, ciência, fortaleza, conselho, piedade e temor de Deus).

Todo cristão é fruto da Luz Divina, da luz de Cristo! Com o batismo sepultamos o pecado original e passamos a fazer parte da Igreja de Cristo.

Com os sacramentos nos tornamos membros efetivos do Corpo Místico de Cristo, que é a sua Igreja.

Quando não estamos libertos, vivemos em trevas!. E trevas, nós sabemos que são o “reino do maligno”. O espírito maligno adora as obras das trevas; adora fazer tudo no escuro; detesta a LUZ divina porque esta põe a nu todas as suas obras más!.

Depois que Jesus ascendeu aos céus e nos enviou o Espírito Santo, este continua, até os dias de hoje, a DIRIGIR os passos de todos nós cristãos, seja, pela igreja hierárquica ou não. O mais importante é sabermos que o Espírito Santo, é o Espírito de Cristo, é a segunda pessoa da Santíssima Trindade.

O Pai Celestial (Javé para os judeus), o Filho, Jesus Cristo, é o nosso Redentor e o Espírito Santo, é o Santificador de nossas almas. Quanto a isto, é só meditar o Evangelho de São João, onde está bem claro que Deus é uma Comunidade Trinitária: Pai, Filho e Espírito Santo! Diz o Mestre: “O Pai, que tudo entregou a mim, é maior do que todos. Ninguém pode arrancar coisa alguma da mão do Pai. O PAI E EU SOMOS UM”(Jô, 10, 29-30) (grifos meus).

OS FRUTOS DA LUZ SÃO: ALEGRIA, CARIDADE, BONDADE, SOLIDARIEDADE, JUSTIÇA, VERDADE ETC.! Portanto, meus irmãos e minhas irmãs, sobretudo neste tempo de Quaresma, vamos nos propor uma vida nova; novas metas; novos objetivos de evolução espiritual.

Vamos nos propor a nós mesmos, ser melhores, evoluir na palavra de Deus e nos tornarmos luzes para as pessoas que nos circundam. Proferir sempre palavras edificantes para elevar o ânimo de quem está desanimado; ser bondoso, caridoso, gentil, educado. Tudo isto faz parte da luz, da ILUMINAÇÃO quem vem de Deus para todo batizado.

Renunciemos, portanto, a todo pecado e deixemos nos levar pelo espírito e verdade do Reino de Deus!. Amém, amém, amém!

Fonte: ( 1 ) Bíblia Edição Pastoral, Ed. Paulinas, pgs.1.370 e 1.506)

***********************************************************

(*)autor é escritor, cantor e compositor em sp.sp. Acesse e divulgue o seu link evangelizador: http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore (texto inspirado em sp.sp., 04.04.2011, 2ª feira, às 9,55 hrs.)

***********************************************************