SEMEANDO A PALAVRA DE DEUS.1

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

"Eis que o semeador saiu a semear.
E quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na; E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda; Mas vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz. E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram, e sufocaram-na. E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça". (Mateus, 13:3-9).


     

Explicação da parábola:
A beira do caminho: Alguém que ouve e não entende,(satanás vem logo, rápido e rouba; Marcos 4;15) o inimigo pisa a semente, rouba a semente, essa é que cai a beira (junto) do caminho nunca germinará. Para que não se salvem crendo (Lucas 8.12). obs: o inimigo sussurra em seus ouvidos preferindo ficar distante do solo fétil,corações duros, sem fé, ficam sempre a margem do caminho do evangelho.
Entre as pedras: recebe imediatamente com alegria, mas não tem raiz em si mesmo, é de pouca duração, vindo a angústia e a perseguição por causa da palavra logo se escandaliza ( imediatamente se escandalizam Marcos 4;17) ( na hora da provação se desviam Lucas.8:13) obs: são pessoas vulneráveis, sem base bíblica, sem raiz, vitimadas ao fracasso espiritual, não aguentam pressão, pacionais, se escandalizam fácil, se entregam e desistem muito fácil...
Nos espinhos: ouve a palavra, mas: o cuidado deste mundo, a sedução pelas riquezas deste mundo sufocam a palavra e fica infrutífera. ( entrando, permitindo, Marcos 8.19) (os frutos não chegam a amadurecer Lucas 8:14) obs: o mundo sempre vai estar espetando essa planta, ela fica sufocada e nesnutrida, crente raimundo, frutos podres, a palavra fica infrutífera, como vingará uma planta que prefere os espinhos em vez de adubo?
Terra boa: ouve, compreende e dá fruto, uma trinta, sessenta e sem por um. (Lucas 8:15 ouve e retem num coração honesto e bom, e dão frutos com perseverança) obs: a diferença entre as outras sementes é que o solo é bom, a pessoa já possui uma terra esperando a palavra, assim, tudo fica mas fácil para a germinação, porem ela compreende, cresce e da fruto com frequência e em abundância, ela é saudável, forte, tem raiz profunda, não cai com as chuvas e ventos e não se contamina com as pragas de satanás..
Semente1: ouve e não entende
Semente2: ouve e recebe imediatamente (emoção?) Semente3: ouve, mas...
Semente4: ouve e COMPREENDE...

Fernanda Xerez
Enviado por Fernanda Xerez em 15/03/2011
Reeditado em 01/04/2011
Código do texto: T2849733
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.