JESUS, O HOMEM QUE TRANSFORMOU O MUNDO. MENSAGEM PARA O DOMINGO DE PÁSCOA(por Zé de Patrício)

Escrito por:

Honorato Ribeiro dos Santos(ZÉ DE PATRÍCIO)

(escritor,compositor,músico,poeta, jornalista,

historiador, professor e defensor das causas

do Rio São Francisco)

JESUS, O HOMEM QUE TRANSFORMOU O MUNDO, não nasceu em um palácio e nem numa maternidade; nasceu numa periferia de uma cidade que se chamava BELÉM. Logo em sua infância foi perseguido. Ninguém sabe como foi a sua vida na sua infância e na sua juventude, embora os evangelhos apócrifos contem a vida, desde criança até a idade adulta, mas, esses evangelhos não são aprovados pelas igrejas. Os evangelhos oficiais só falam do nascimento, aos doze anos e, depois, ele aparece já com idade de trinta anos para ser batizado, no Rio Jordão, por João Batista. Com essa idade, Ele convida homens rústicos, pescadores, para os transformar em seus discípulos. Começa a anunciar: O Reino de Deus está próximo: Vós sois o sal da terra, a luz do mundo: fala em parábola metaforicamente, ensina uma nova vida. Mas o que quero transmitir a todos é a vida que ele viveu e ensinou: "amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei". Ensinou-nos a perdoar e amar os inimigos, ser benevolente, solidário para com todos; combater as injustiças, amar sem exceção, ser luz para os ignorantes, ser irmão do outro, isto é, amar, perdoar, viver a caridade para o ser humano. Ser humanista; ser outro ser novo com ideia nova sobre o REINO DE DEUS. Se aceitei ser cristão o meu dever é amar, perdoar e ser solidário para com o outro. Não importa se ele é de tal partido, de tal seita religiosa, de tal raça, de tal time ou de tal família ou elite. Tenho que fazer o bem e respeitar o outro como ser humano. Essa é a missão do cristão.Jesus reuniu com seus apóstolos e celebrou a páscoa; (celebração eucarística e a ordem sacerdotal). Jesus lavou os pés dos apóstolos, ação humilde, que era feito pelas escravas, quando uma visita chegava à casa dum senhor. Por isso Pedro recusou a não lavar os seus pés. Pensou Pedro: Ora, como é que Jesus, o filho de Deus, lava os pés nossos, como se fosse uma escrava ou escravo?! Mas Jesus compreendendo o pensamento de Pedro, disse-lhe: "Se não me deixar lavar seus pés, não terá parte comigo”. Isto é, se não for humilde e não matar a vaidade, o preconceito, o orgulho, o egoísmo não será discípulo meu. Jesus ensinava e fazia.

A sua biografia toda de uma vida ativa e cheia de misericórdia nós

encontramos nas bem-aventuranças.É nela que o mundo não entendeu a sua mensagem, pois o cristão para sê-lo terá de praticar e compreender o SEMÃO DA MONTANHA.

Jesus entra triunfante em Jerusalém, capital dos judeus que era dominado pelo poder romano. O povo o proclamou e almejou fazê-Lo como rei de Israel para derrubar o poder romano e libertá-los da escravidão política. Assim também pensou Judas, o traidor: um rei dominador político.

Como se comportou Jesus perante os seus inimigos? Enquanto O acusavam, lhe batiam, cuspiam no seu rosto, colocou uma coroa humilhante, Ele se mantinha calado, controlou as suas emoções, o seu psicossomático ficou calmo e em paz; e sua boca só abria para perdoar. E perante a Herodes, esse lhe exigiu que fizesse um milagre na sua frente, a fim de que ele o acreditasse. Mas Jesus se manteve

calado. Tanto poder que tinha não usou, pois queria mostrar ao mundo que o seu Reino era assim: justiça, perdão, amor e caridade. A fama Ele nunca quis e nem aceita. Manteve-se tranquilo para que a humanidade aprendesse com Ele e vivesse como Ele viveu.

No alto da cruz ele perdoou o ladrão e os que xingavam e, o humilhavam: "desça da cruz e nós acreditamos em você. Humilhava ainda: " você salvou tanta gente e não se salva?!" (...)."Pai, perdoai-vos, porque não sabem o que fazem". Será que nós

temos essa atitude? Esse coração cheio de amor e perdão?

Hoje estamos no século XXI, e o cristianismo esforça-se em imitá-lo; muitos fazem propagando de um Cristo milagreiro que pode lhe transformar numa vida econômica, numa vida de status, mas não imita e não quer aprender os seus ensinamentos, viver como Ele viveu. Há muita propaganda que fazem de um Cristo a seu modo, a sua maneira: estou salvo, eu encontrei com Cristo, etc... Será isso verdade?! Se aqueles que dizem que se encontraram com Cristo vivessem como Ele

viveu, o mundo seria um paraíso. Jesus não pregou igreja, mas, sim, O REINO DE DEUS, que é bem diferente do reino desse mundo. Sejamos todos imitadores de Jesus Cristo e o mundo se transformará em um mundo melhor cheio de paz. FELIZ PÁSCOA para quem ler essa mensagem que fiz, e como aprendi a ser cristão ecumênico..

Carinhanha, 11/03/2011

hagaribeiro@yahoo.com.br