Quarta feira de Cinzas (resumo)
- Início da Quaresma –
“Tempo de penitência e conversão.”
Lançamento da Campanha da Fraternidade 2011
O significado das cinzas
O uso litúrgico das cinzas tem sua origem no Antigo Testamento. As cinzas simbolizam dor, morte e penitência. O próprio Jesus fez referência ao uso das cinzas. A respeito daqueles povos que recusavam-se a se arrepender de seus pecados,
apesar de terem visto os milagres e escutado a Boa Nova, Nosso Senhor proferiu:
"Ai de ti, Corozaim! Ai de ti, Betsaida! Porque se tivessem sido feitos em Tiro e em Sidônia os milagres que foram feitos em vosso meio, há muito tempo elas se teriam arrependido sob o cilício e as cinzas. (Mt 11,21) A Igreja, desde os primeiros tempos, continuou a prática do uso das cinzas com o mesmo simbolismo.
Com o passar dos tempos o uso das cinzas foi adotado como sinal do início do tempo da Quaresma; o período de preparação de quarenta dias (excluindo-se os domingos) antes da Páscoa da Ressurreição.
É um tempo para examinar nossas ações atuais e passadas e lamentarmo-nos
profundamente por nossos pecados. Só assim poderemos voltar nossos
corações genuinamente para Nosso Senhor.
Aceitando que nos imponham as cinzas, expressamos duas realidades fundamentais:
1. Somo criaturas mortais; tomar consciência de nossa fragilidade, de inevitável fim de nossa existência terrestre, nos ajuda a avaliar melhor os rumos que compete dar à nossa vida:
"você é pó, e ao pó voltará" (Gn 3, 19).
2. Somos chamados a nos converter ao Evangelho de Jesus e sua proposta do Reino, mudando nossa maneira de ver, pensar, agir.
FONTE - MISSAL DOMINICAL