DESEJO ARDENTE
A benção do batismo
O batismo (nas águas) é um mandamento do Senhor Jesus Cristo. Quando Cristo ressuscitou dos mortos ele disse: “Foi me dada toda a autoridade nos céus e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai do Filho e do Espiro Santo...” (Mt 28.18,19).
Portanto toda pessoa que tomou a decisão de receber Jesus como Salvador e Senhor, desejam ardentemente o batismo.
Os cristãos da igreja primitiva tomavam a decisão de batizar-se (mergulhado) nas águas, logo após a conversão. No livro dos Atos dos apóstolos narra a história do carcereiro que após presenciar um milagre de Deus, permitiu aos servos (Paulo e Silas) do Senhor explicar o plano de vida eterna para ele e a sua família, naquela noite todos entenderam a palavra, confessaram o senhorio de Jesus, como Salvador. A Bíblia diz: “a seguir foi ele batizado junto com a sua família” (At 16.33).
Logo se pergunta: Quem está apto para o batismo? A Palavra de Deus responde: “Quem arrepender dos pecados e Quem Crê no Senhor”. Portanto para receber o batismo é necessário arrependimento e confissão de pecados; por isso um bebê não está habilitado, segundo a Bíblia para ser batizado.
As Escrituras falam de batismos, portanto há alguns batismos. Batismo com o Espírito Santo, Batismo nas águas, batismo em Cristo. O escritor aos Hebreus cita a doutrinas dos “batismos”.
Paulo escrevendo a igreja que está em Roma diz: “... ignorais que todos os que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte?” (Rm 6.3). O apóstolo ensina que primeiro o homem entrega a sua vida a Cristo, Ele morre com Cristo, abre mão de ser o seu senhor e recebe Jesus como o Senhor da sua vida. Esse acontecimento revela que assim faz aquele que foi crucificado com Cristo, portanto morreu. Mas como Jesus ressuscitou da morte, quem morre com Cristo também ressuscita para viver o senhorio de Jesus aqui na vida física. Viver Jesus hoje é o resultado de ter morrido para a sua própria vontade e ter ressuscitado para viver a vontade daquele que o ressuscitou. Aos Colossenses Paulo diz: “Portanto se foste ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto...” (Cl 3.1). O apóstolo diz que aquele que entrega a sua vida a Cristo, morre como Cristo morreu; também quem morreu com Cristo, ressuscita para viver a vida do Cristo ressuscitado.
Todo aquele que passou pela experiência de ter morrido e ressuscitado com Cristo, está preparado para ser batizado nas águas. Quem passou pela experiência do novo nascimento (João 3), “necessário é nascer de novo”. Quer ser batizado. Portanto o batismo em águas, em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo, revela uma realidade acontecida no espírito do homem (morte e ressurreição), através da ação das três pessoas da Trindade.
QUEM NASCEU DE NOVO DESEJA ARDENTEMENTE O BATISMO