PSICOGRAFIA DE MARITZA MOTTA
Evite encarar as dificuldades com revolta para que possa aprender com elas. O amanhã será muito bom e o otimismo presente vencerá as barreiras. Estejam próximos uns dos outros e evitem o isolamento. Isto será fundamental. Que o nosso amor seja sentido nos momentos de solidão – ela é necessária para encontrarmos o nosso eixo.
Esteja sempre voltada a aprender e apreender o sentido do que for vivendo. Você sabe que é assim. Aceite os fatos em alguns momentos, mesmos que não compreenda. Posteriormente saberá entender – a luz sempre vence as trevas.
Que a paz esteja nos corações e a união prevaleça sobre os interesses. Procure lembrar disso. Tenha sempre em mente a construção. Construção que se dará através da união entre os homens. Procure fazer entender isso. Uma e construa. Possibilite, mesmo sendo difícil, o crescimento e a união; tente vencer sentimentos provenientes de lembranças. Evite-as. Elas provocam sentimentos doídos e destrutivos, limitadores. A luz que procuramos está onde permitimos vê-la. Perceba que, a cada sentimento restritivo que evitamos, mas leves nos sentimos e esta sensação de bem estar nos fortalece.
Ame quem esteve e quem está próximo e se permita crescer com esse amor; utilize-o para construção. O restante será conseqüência dele. O amanhã precisa muito dos gestos de agora. Plantas bem cultivadas florescem saudáveis. Faça florescer o melhor de ti; as conseqüências serão visíveis. A cada compromisso assumido nossa responsabilidade nos cobra que os compromissos não sejam ordens e sim desejos; que procuremos ver o belo e não fechar os olhos ao triste; tudo tem sua razão de existir e construir é necessário para haver modificação.
Mensagem recebida em 31 de dezembro de 1991.