O LIVRO DOS LIVROS

“Leram no livro, na lei de Deus, claramente, dando explicações, de maneira que entendessem o que se lia.”

Neemias 8.8

A Bíblia é, sem dúvida, o livro mais lido no mundo.

A palavra “Bíblia”, em grego Biblos, significa “coleção de livros ou vários livros”.

Na verdade, é uma coleção de 66 livros e que são divididos em duas partes: Antigo Testamento e Novo Testamento.

O Antigo Testamento tem o total de 39 livros, que foram escritos num período aproximado de mil anos (um milênio). O Antigo Testamento descreve o início da Criação e as alianças (testamentos) de Deus com Noé, Abraão, e a descendência deste que formou a nação dos judeus (Israel). O Antigo Testamento fala da história de Israel e de seus costumes, e deixa claro sobre a vinda de um Messias (Jesus Cristo), falando do Seu Nascimento, Sua Morte e ressurreição, bem como da Sua segunda vinda, da grande tribulação do milênio com Cristo.

O Novo Testamento se compõe de vários livros também, num total de 27. O Novo Testamento significa a nova aliança de Deus para conosco, “dando o Seu Filho ao mundo, para que o mundo fosse salvo por Ele.” Aquele que aceita o Senhor Jesus como Seu único Salvador passa a fazer parte dessa aliança com Deus. O Novo Testamento contas, inicialmente, sobre o nascimento de Jesus, sobre os três anos de ministério, sobre a Sua morte e Sua ressurreição.

O Novo Testamento foi escrito em 500 ou 600 anos. Os escritores da Bíblia foram cerca de 40 pessoas. Foram pessoas que não se conheceram e que nasceram em vários lugares e de classes sociais diferentes. Mesmo assim a Bíblia é sempre completa e única, isto é, não há contradição entre um escrito e outro escrito.

Medite nisso.