Qual o significado da transformação do "homem velho" em "homem novo"?
É transformar seus defeitos e vícios em qualidades e virtudes. E, aos poucos, seus efeitos irão se manifestar, nos sentimentos, nos pensamentos e nos atos exteriores. São as transformações morais, na modificação da sua conceituação de vida, afinando-se bem com os ensinamentos do Divino Mestre. Aprendemos que necessitamos conquistar virtudes: mansuetude, caridade, benevolência, pacifismo. E buscar a paz interior, que é uma conquista íntima do Espírito, orando, e vigiando nossos pensamentos.
A roupa velha é o homem velho; e o homem novo é aquele que recebe o tecido novo (compreensão, preparação, purificação, serviços), tudo resumido na Reforma Íntima que é o principal fundamento e finalidade dos estudos que realizamos da doutrina de Jesus juntamente com as transformações morais.
O que deve interessar aos homens encarnados acima de tudo é a progressão espiritual, pois esta é a única finalidade dos seres em todos os escalões e em todos os mundos. Espiritualizar-se é sobrepor-se ao homem material purificando-se para conquistar o direito de viver em mundos mais perfeitos.